Assinar: conteúdo | comentários

Weimaraner

O Weimaraner é versátil, fácil de ser treinado, firme de temperamento e apaixonado cão de caça. Perseverante em busca sistemática, mas não muito agitado. Notável habilidade para pegar a trilha, é um bom cão de vigia, contudo sem agressividade.

Origem: Alemanha

Nome de Origem: Weimaraner

Utilização: Caça de aponte.

Histórico

Existem diversas teorias relativas às origens do weimaraner. Apenas uma coisa é certa: que o weimaraner que naquela época ainda continha grande parte de sangue de sabujos de guia (Leithund), foi criado na corte de Weimar no primeiro terço do século 19.

No meio do século, antes que a raça pura fosse iniciada, a criação estava principalmente nas mãos de caçadores profissionais e de guardas florestais na Alemanha Central, principalmente nas regiões de Weimar e Turíngia.

Como a época dos sabujos guia terminou, os cães foram cruzados com os “Hühnerhund” e os criadores continuaram com esses cruzamentos. Aproximadamente a partir de 1890, os cães foram produzidos de acordo com os planos de criação e a raça foi considerada satisfatória para ser inscrita num livro de registro. Além do weimaraner de pelo curto, ocorreu uma variedade de weimaraner de pelo longo, também, antes da virada século. Depois de ter sido registrado, o Weimaraner foi criado de forma pura, ficando livre dos cruzamentos com outros cães, particularmente, os pointeres. Assim sendo, o Weimaraner é provavelmente a mais antiga raça pura alemã de aponte, criada há mais de 100 anos.

Aspectos gerais

Cão de caça, de tamanho médio para grande. Do tipo funcional para o trabalho, de figura harmoniosa, resistente e muito musculoso. As diferenças entre os machos e as fêmeas são facilmente observadas.

Proporções

Comprimento do tronco para a altura na cernelha é de aproximadamente 12:11

* cabeça: a ponta da trufa ao stop é ligeiramente mais longa do que do stop ao occipital;

* anteriores: a distância do cotovelo até a metade do metacarpo e a distância do cotovelo à cernelha são quase iguais.

Altura

Macho: Altura Máxima – 70 cm / Altura Mínima – 59 cm / Altura Ideal – 62 a 67 cm

Fêmea: Altura Máxima – 65 cm / Altura Mínima – 57 cm / Altura Ideal – 59 a 63 cm

Comprimento: padrão não comenta.

Peso: machos – 30 a 40 quilos. Fêmeas – 25 a 35 quilos.

Pele: forte. Bem ajustada, sem ser em demasia.

Pelagem: pode ser de três tipos:

* curta (ideal) – lisa, assente, com ou sem subpelo;

* média – lisa, assente, com subpêlo denso.

* longa – macia e longa, com ou sem subpêlo, de 3 a 5 cm de comprimento.

Cor: cinza, nas tonalidades prata, cervo ou rato bem como nuanças dessas cores. Cabeça e orelhas geralmente mais claras. Pequenas manchas brancas são permitidas somente no peito e nos dígitos. Às vezes se observa sobre o dorso uma linha mais escura, mais ou menos bem definida.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.