Assinar: conteúdo | comentários

Veadeiro Brasileiro

O Veadeiro Brasileiro é obediente ao dono. É independente na sua função de caça no levante e apresamento de animais de pelo, tarefa que executa fora da vista de seu dono ou condutor. É arredio com estranhos, mas permite a aproximação sem se mostrar medroso ou agressivo. De fácil convívio com crianças.

Origem: Brasil

Nome de Origem: Veadeiro Brasileiro

Utilização: Cão de presa.

Histórico

Foi constatada sua presença no Brasil desde o início do século XX. É encontrado em diversas regiões geográficas do país e, mais abundantemente, no Rio Grande do Sul, onde até auxilia a sobrevivência dos moradores pobres isolados em fundões.

Finalidade

São utilizados para o levante e o apresamento de animais de pelo. O trabalho destes cães exige que tenham um comportamento grupal tranquilo, pois caçam em duplas, trios ou matilhas.

Aspectos gerais

Rústico; de porte médio, figura retangular, sendo indesejável a quadratura por ser inadequada ao desempenho de suas funções.

Temperamento

Obediente ao dono. É independente na sua função de caça no levante e apresamento de animais de pelo, tarefa que executa fora da vista de seu dono ou condutor. É arredio com estranhos, mas permite a aproximação sem se mostrar medroso ou agressivo. De fácil convívio com crianças.

Pelagem:  simples (somente a pelagem externa, sem subpelos), pelo curto, reto, denso e áspero.

Cor: branco ao amarelo leonino (baio escuro), sólidos, podendo apresentar placas dessas duas cores. É permitida a presença de colar branco e uma mancha branca no peito e nas patas.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.