Assinar: conteúdo | comentários

Teckel (Dachshund)

O Teckel (Dachshund) é amigável por natureza, nem nervoso, nem agressivo, de temperamento equilibrado. Ele é um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro.

Origem: Alemanha

Nome de Origem: Teckel (Dachshund)

Utilização: Caça subterrânea, em tocas.

Histórico

O Dachshund, também chamado de dackel ou teckel, é conhecido desde a Idade Média. Criavam-se, nessa época, muitos cães descendentes de bracos que eram especialmente bons para a caça debaixo da terra. Desses cães providos de pernas curtas evoluiu-se o dachshund, que foi reconhecido como uma das mais versáteis e úteis raças de caça. Ele mostra excepcional trabalho sob a terra, caçando silenciosamente, além disso, possui alto instinto de busca seguindo animais feridos.

O Clube mais antigo para a raça teckel é o “Deutsche Teckelclub”, fundado em 1888. Durante décadas, o dachshund tem sido criado em 3 diferentes tamanhos (teckel standard, teckel miniatura e teckel anão (Kanichen) e em 3 diferentes pelagens (pelo curto, pelo duro e pelo longo).

Foto: Dreamstime

Aspecto geral

Baixo; de pernas curtas; comprido, mas compacto; bem musculoso; de cabeça erguida e expressão inteligente. Seu aspecto geral em relação ao sexo é típico. Apesar das pernas curtas em relação ao corpo comprido, é muito vivaz e ágil.

Proporções: com uma distância do solo de aproximadamente um terço da altura na cernelha, o comprimento do tronco deve ter uma relação harmoniosa com a altura na cernelha de, aproximadamente, 1 para 1,7 até 1,8.

Peso: Dachshund standard até cerca de 9 quilos.

Temperamento

Amigável por natureza, nem nervoso, nem agressivo, de temperamento equilibrado. Ele é um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro.

Pele: bem ajustada ao corpo.

Pelagem

* Teckel Pelo Curto – pelo curto, denso, brilhante, assentado, cerrado e áspero. Não mostrando áreas sem pelos. A cauda é fina, cheia, mas não abundantemente coberta. Pelos um pouco mais longos na parte inferior da cauda não é um defeito.

* Teckel Pelo Duro – com exceção do focinho, das sobrancelhas e das orelhas, o pelo deve ser de igual comprimento sobre todo o corpo, bem assentado, denso, de arame, com subpelo. O focinho tem uma barba claramente definida. As sobrancelhas são espessas. Nas orelhas, a pelagem é mais curta do que no corpo e quase lisa. Cauda uniforme e bem guarnecida de pelos bem assentados.

* Teckel Pelo Longo – pelo sedoso e brilhante, com subpelo aderente ao corpo; fica mais comprido debaixo do pescoço e na parte inferior do corpo. Nas orelhas, os pelos devem ir além de suas extremidades (franjadas). Distintas franjas nos membros posteriores. Atinge o seu maior comprimento na parte inferior da cauda onde forma uma legítima franja.

Cores

* Unicolor: ruivo, amarelo avermelhado, amarelo, todos com ou sem interferência de pelos pretos. A cor sólida é preferível e o ruivo é melhor do que o amarelo avermelhado ou amarelo. Cães com muitos pelos pretos entremeados também são classificados como cores sólidas e não como outras cores. O branco é indesejado, mas algumas pequenas manchas não desqualificam. Trufa e unhas pretas. Marrom avermelhado é também permitido, mas indesejado.

* Bicolor: preto profundo ou marrom com manchas ferrugem (castanha) ou amarela sobre os olhos, nas laterais do focinho, descendo até a mandíbula, interior das orelhas, antepeito, partes internas e posteriores das coxas, pés e terço proximal da face ventral da cauda. Trufa e unhas pretas em cães pretos, marrom nos cães de cor marrom. O branco é indesejado, mas algumas pequenas manchas não desqualificam.

* Arlequim (tigrado manchado, manchado): a cor básica é sempre a cor escura (preto, ruivo, cinza). São desejadas manchas irregulares de cor cinza ou bege (manchas extensas são indesejadas). Nem a cor escura, nem a cor clara devem ser predominantes. A cor do teckel é ruiva ou amarela com listras escuras. A cor da trufa e das unhas é a mesma que a dos sólidos e a dos bicolores.

Fonte: Bruno Tausz

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.