Assinar: conteúdo | comentários

Spitz Alemão Anão

O Spitz alemão é sempre alerta, esperto e excepcionalmente devotado a seu dono. De fácil condução é fácil de treinar. Não é tímido sequer agressivo. Seus mais importantes atributos são a resistência à mudanças climáticas, a robustez e a longevidade.

Origem: Alemanha

Nome de Origem: Deutscher Spitz (Wolfspitz, Grosspitz, Mittelspitz

Utilização: Guarda e companhia.

Histórico

Descendentes dos cães de puxar trenó originários da Islândia e da Lapônia, seus ancestrais foram introduzidos na Inglaterra pela Rainha Vitória, no começo do século XIX, trazidos da região da Pomerânia na Alemanha – daí o nome popular da raça. Muito difundido na Europa e nos Estados Unidos da América, este cão foi o companheiro de Mozart, em Viena, enquanto compunha. Os exemplares primitivos possuíam ossatura mais pesada, orelhas maiores e não possuíam profusão de pelos, que caracteriza a raça hoje em dia.

Os primeiros spitz eram empregados como hábeis condutores de gado por seu porte grande e pesado, porém, na Inglaterra, foram criados menores e mais leves, com pelagem copiosa. Atualmente os Lulus da Pomerânia ou Pomeranian nos EUA (AKC) são chamados oficialmente pelo sistema FCI (da qual o Brasil faz parte) de Spitz Alemão Anão. A raça foi reintroduzida no Brasil no final dos anos 90 principalmente pelo canil Love Blue, que importou diversas matrizes dos EUA. Já em 2005, a CBKC registra quase 1.000 exemplares/ano originários de criação de diversos canis por todo Brasil, essa média continuou em 2006.

Aspectos gerais

O que seduz nos spitz é a beleza de suas pelagens mantidas eretas pela abundância do subpelo. Particularmente impressionante é a exuberante juba em torno do pescoço e a frondosa cauda emplumada portada, de maneira soberba, deitada sobre o dorso. A cabeça de raposa de olhos aguçados e inteligentes e as orelhas pequenas, pontudas e de inserção conferem ao spitz alemão aquele ar característico impertinente.

Proporções: a proporção entre a altura na cernelha e o comprimento do tronco é 1: 1.

Peso: cada variedade do spitz alemão deve ter um peso correspondente ao seu tamanho.

Temperamento

O spitz alemão é sempre alerta, esperto e excepcionalmente devotado a seu amo. De fácil condução é fácil de treinar. Sua desconfiança para com estranhos e a ausência do interesse para a caça o torna ideal como cão vigia, para o lar e fazenda.

Não é tímido sequer agressivo. Seus mais importantes atributos são a resistência à mudanças climáticas, a robustez e a longevidade.

Pele: de revestimento ajustado ao corpo sem qualquer ruga.

Pelagem: dupla, longa, reta, eriçada com subpelos curtos retos e algodoados. Na face, orelhas, parte anterior dos membros e nas patas, o pelo é curto e fechado; no restante do corpo é longo e opulento. No pescoço e nos ombros onde o pelo arma-se bem rígido e perpendicular ao corpo ficando bem arejado. Não é ondulado, cacheado ou agrupado em tufos. Não se reparte na linha de dorso, mas se estende, bem arejado, em todos os sentidos, atingindo seu comprimento máximo na linha inferior do pescoço e da cauda. A face posterior dos membros é guarnecida de fartas franjas descendo e diminuindo gradativamente de comprimento. Nos anteriores a franja se estende do cotovelo ao metacarpo; nos posteriores o culote desce somente até o jarrete. A cauda é frondosamente emplumada.

Cor

Spitz preto: a pele e o subpelo devem ser pretos e a pelagem é negra brilhante sem vestígios de branco ou de qualquer outra marcação.

Spitz branco: pelagem toda em branco puro, sem nuances, particularmente amarelas que frequentemente aparecem especialmente nas orelhas.

Spitz marrom: pelagem de cor marrom escuro toda uniforme.

Spitz laranja: unicolor, uniformemente colorido nas tonalidades médias do laranja.

Spitz sombreado de cinza / keeshond: o sombreado é um cinza prateado com as pontas dos pelos pretas. Focinho e orelhas de cor escura, olhos arredondados e bem definidos revelados por delicadas pinceladas de linhas pretas partindo do canto externo dos olhos para o ângulo mais inferior das orelhas, arrematado com marcas bem definidas e sombreadas formando uma expressiva e curta sobrancelha; juba o anel dos ombros mais claros; anteriores e posteriores sem qualquer marca preta sob os cotovelos ou joelhos, exceto por pinceladas pretas nos dígitos; ponta da cauda preta; face ventral da cauda e culotes em cinza prateado pálido.

Spitz de outras cores: o termo “outras cores” inclui todos as nuanças de cores como creme, sable claro, sable alaranjado, preto e castanho e particolor (com branco sempre como cor principal). Manchas pretas, marrom, cinza ou laranja devem ser distribuídas pelo corpo inteiro.

Fontes: Bruno Tausz e Wikipedia

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.