Assinar: conteúdo | comentários

Shih Tzu

O Shih Tzu é extremamente dócil e adora ficar por perto daqueles que fazem carinho nele. A raça é indicada para áreas de convivência em apartamentos ou áreas similares.

Origem: Tibete

Nome de Origem: Shih Tzu

Utilização: Companhia.

Histórico

O Shih Tzu uma raça de cães originária do Tibete. O nome vem de “cão leão”, porque esta variedade de raça foi cruzada para se parecer com um leão em miniatura. São parentes muito próximos do Lhasa Apso. Os shih tzu têm expectativa de vida de 15 anos.

Acredita-se que a raça é o resultado da cruza de um Pequinês com um Lhasa Apso em tempos antigos. De fato, análises de DNA recentes comprovam que é uma das mais antigas raças.

Existe uma lenda que diz que o Shih Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibete), o cão da raça Lhasa Apso. Da união das raças teria surgido o Shih Tzu.

Aspectos gerais

Robusto, pelagem abundante, porte da cabeça inquestionavelmente arrogante, lembrando um crisântemo.

Macho: Altura Máxima – 26,7 cm

Fêmea: Altura Máxima – 26,7 cm

Comprimento – a distância, entre a cernelha e a raiz da cauda, é maior que a altura na cernelha.

Peso: de 4,5 a 8,1 quilos. Ideal de 4,5 a 7,3 quilos.

Temperamento

Os cães da raça Shih Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles. São indicados para áreas de convivência em apartamentos ou áreas similares. São bastante educados com relação a suas necessidades fisiológicas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso. Alguns comportamentos observados: nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades, adoram beber água, adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem) e adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito. Diferente de outras raças, o Shih Tzu pode ficar sozinho numa boa, pois não late em excesso nem destrói a casa.

Pelagem: longa, densa não cacheada, com boa subpelagem. Uma leve ondulação é permitida. Recomenda-se veementemente que os pelos da cabeça sejam atados.

Cor: todas as cores são permitidas; uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda são altamente desejadas nos particoloridos.

Fontes: Bruno Tausz  e Wikipedia

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.