Assinar: conteúdo | comentários

Shiba

O Shiba é um cão corajoso de caça, de bom caráter e de natureza independente. É considerada a raça mais antiga e a menor entre os cães japoneses. Esta raça é excelente para guardar e é considerada a nº 1 entre os cães de companhia no Japão.

Origem: Japão

Nome de Origem: Shiba

Utilização: Guarda e companhia.

Histórico

O shiba é uma raça primitiva do Japão desde tempos remotos. A palavra “shiba ” , originalmente, se referia a alguma coisa “pequena” , um “cão pequeno” .

Seu habitat natural eram as áreas montanhosas, em frente ao mar do Japão e era utilizado como cão de caça para animais pequenos e pássaros.

Haviam ligeiras diferenças na raça, de acordo com os lugares de onde surgiram. Como os seteres e pointeres Ingleses foram importados da Inglaterra entre 1868-1912, a caça tornou-se um esporte no Japão e cruzamentos de shibas com estes cães ingleses prevaleceram.

Um shiba puro ficou tão raro que entre 1912 e 1926, mesmo limitados em suas áreas, ficaram extremamente escassos. Caçadores e outras pessoas mais cultas ficaram preocupadas com a preservação do puro shiba e, a partir de 1928, começou a preservação criteriosa de um número limitado de linhagens desses cães quando, em 1934, o padrão da raça foi finalmente unificado.

Em 1937 a shiba foi declarado um Monumento Natural, depois do que a raça foi criada e aperfeiçoada para se tornar a raça superior conhecida hoje.

Aspectos gerais

Cão de pequeno porte, bem balanceado, de boa ossatura, com músculos bem desenvolvidos. Constituição robusta. De ação rápida, livre e graciosa.

Proporções: a relação entre a altura na cernelha e o comprimento do tronco é de 10 : 11.

Macho: Altura Máxima – tolerância de +1,5 cm / Altura Mínima – tolerância de -1,5 cm / Altura Ideal – 40 cm

Fêmea: Altura Máxima – tolerância de + 1,5 cm  /Altura Mínima – tolerância de -1,5 cm / Altura Ideal – 37 cm

Temperamento: fiel, com os sentidos aguçados e alto nível de atenção.

Pelagem: de cobertura áspera e reta, subpelo macio e denso; pelos da cauda ligeiramente mais longos e hirsutos.

Cor: ruivo, preto e castanho, sésamo, preto sésamo e ruivo sésamo.

Definição da cor sésamo:

* sésamo: mistura igual de pelos brancos e pretos.

* sésamo preto: mais pelos pretos que brancos.

* sésamo ruivo: cor básica ruiva, misturada com pelos pretos.

Todas as cores acima mencionadas devem ter “Urajiro”.

* Urajiro: pelos esbranquiçados nas laterais do focinho e nas bochechas, sob a mandíbula e o pescoço, no peito e ventre, na face ventral da cauda e na face interna dos membros.

Fonte: Bruno Tausz

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.