Assinar: conteúdo | comentários

Schnauzer Miniatura

O Schnauzer Miniatura possui suas características semelhantes às do schnauzer e determinadas pelo temperamento e o comportamento de um cão de pequeno porte. Inteligência, coragem, resistência e atenção tornam o schnauzer anão um agradável cão de família.

Origem: Alemanha

Nome de Origem: Zwergschnauzer

Utilização: Guarda e companhia.

Histórico

Por volta da virada do século um schnauzer anão da região de Frankfurt/Main surgiu, ainda descrito como um (Zwergpinscher) pinscher anão de pelo duro. Devido a formatos tamanhos e tipos diferentes a mistura das texturas áspera, macia e sedosa, não foi nada fácil desenvolver um cão pequeno com a aparência e as qualidades características do seu irmão maior, o schnauzer.

Aspectos gerais

Pequeno, forte, mais compacto que esgalgado, de pelo duro, elegante. Uma figura reduzida do schnauzer, sem os defeitos do nanismo.

Proporções: construção quadrada, na qual a altura na cernelha é quase igual ao comprimento do tronco.

* O comprimento total da cabeça (medida da ponta da trufa ao occipital) corresponde à metade do comprimento da linha superior (medida da cernelha à raiz da cauda).

Altura

Macho: Altura Máxima – 35 cm / Altura Mínima – 30 cm

Fêmea: Altura Máxima – 35 cm / Altura Mínima – 30 cm

Comprimento: quase igual a sua altura.

Peso: machos e fêmeas aproximadamente 4,5 a 7 kg.

Temperamento

Suas características são semelhantes as do schnauzer e determinadas pelo temperamento e o comportamento de um cão de pequeno porte. Inteligência, coragem, resistência e atenção tornam o schnauzer anão um agradável cão de família, como também um cão de vigia e de companhia podendo até conviver, sem problemas, num pequeno apartamento.

Pele: ajustada sobre todo o corpo.

Pelagem: deve ser de pelo duro de arame e denso. Consiste em uma pelagem de cobertura não muito curta, assentada rente ao corpo e de subpelo denso. A pelagem de cobertura é áspera e suficientemente longa para comprovar sua textura; não deve ser eriçada nem ondulada. Nos membros, o pelo tende a não ser tão duro. Na testa e nas orelhas, ele é curto. Como característica típica, o schnauzer anão tem uma barba áspera e sobrancelhas cerradas que encobrem ligeiramente os olhos

Cores: preto sólido com subpelo preto, sal e pimenta, preto e prata e branco puro com subpelo branco.

O objetivo da criação, na cor sal e pimenta, é uma nuança média igualmente distribuída e bem pigmentada com o subpelo cinza. São admitidas variações do cinza escuro ao cinza-prata. Todas essas cores devem incluir uma máscara escura, combinando harmoniosamente com as respectivas cores. Manchas brancas, na cabeça, no peito e nos membros são indesejáveis.

O objetivo da criação do preto e prata é uma pelagem externa preta com subpelo preto, manchas brancas sobre os olhos, nas bochechas, na barba e na garganta, dois triângulos divididos no antepeito, nos metacarpos, nos pés, na parte interior dos posteriores e debaixo da cauda. A testa, o pescoço, a parte externa das orelhas devem ser pretas, como a pelagem externa.

Fonte: Bruno tausz

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.