Assinar: conteúdo | comentários

Schnauzer Médio

O Schnauzer Médio possui as características típicas desta raça são seu temperamento alegre, combinado com sua plácida serenidade. Típicos são a sua boa índole, sua jocosidade e sua proverbial devoção a seu dono.

Origem: Alemanha

Nome de Origem: Schnauzer

Utilização: Guarda.

Histórico

Originalmente o schnauzer médio foi utilizado na região do sul da Alemanha como cão de estábulo uma vez que ele se sente particularmente em casa na companhia de cavalos. Ele ansiosamente vigia todos os roedores para matá-los instantaneamente. Esta característica cedo deu-lhe a denominação de “rateiro”. Quando o Pinscher-Schnauzer-Club foi fundado em 1895, ele entrou sob o nome de “pinscher pelo duro”.

Aspectos gerais

De médio porte, forte, mais compacto que esgalgado, de pelo duro.

Proporções: de construção quadrada na qual a altura na cernelha é aproximadamente igual ao comprimento do tronco.

* O comprimento da cabeça (medida da ponta da trufa ao occipital) corresponde à metade do comprimento da linha superior (medida da cernelha à raiz da cauda).

Altura

Macho: Altura Máxima – 50 cm / Altura Mínima – 45 cm

Fêmea: Altura Máxima – 50 cm / Altura Mínima – 45 cm

Comprimento: quase igual a sua altura.

Peso: machos e fêmeas aproximadamente 14 a 20 kg.

Temperamento: as características típicas desta raça são seu temperamento alegre, combinado com sua plácida serenidade. Típicos são a sua boa índole, sua jocosidade e sua proverbial devoção a seu dono. Ele ama as crianças, é incorruptível, alerta, embora não barulhento. Os órgãos dos sentidos altamente desenvolvidos, inteligência, habilidade para o treinamento, coragem, resistência a intempéries e a doenças, dão ao schnauzer médio todos os quesitos o mais indicado para como cão de companhia terminando com as qualidades de um cão de trabalho.

Pele: ajustada sobre todo o corpo.

Pelagem: o pelo deve ser de pelo duro de arame e denso. Consiste em uma pelagem de cobertura não muito curta, assentada rente ao corpo e de subpelo denso.

A pelagem de cobertura é áspera e suficientemente longa para comprovar sua textura; não deve ser eriçada nem ondulada. Nos membros, o pelo tende a não ser tão duro. Na testa e nas orelhas, ele é curto. Como característica típica, o schnauzer tem uma barba áspera e sobrancelhas cerradas que encobrem ligeiramente os olhos.

Cor: preto sólido com subpelo preto, sal e pimenta.

O objetivo da criação, na cor sal e pimenta, é uma nuança média igualmente distribuída e bem pigmentada com o subpelo cinza. São admitidas variações do cinza escuro ao cinza-prata. Todas essas cores devem incluir uma máscara escura, combinando harmoniosamente com as respectivas cores. Manchas brancas, na cabeça, no peito e nos membros são indesejáveis.

Fonte: Bruno Tausz

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.