Assinar: conteúdo | comentários

Rottweiler

O Rottweiler é, basicamente, amigável e pacífico, muito apegado, adora crianças, fácil de se conduzir e ávido por trabalho. Sua estampa revela primitivismo, é autoconfiante, com coragem e nervos firmes. Sempre atento a tudo que o cerca, reage com grande presteza.

Origem: Alemanha

Nome de Origem: Rottweiler

Utilização: Guarda e defesa.

Histórico

O Rottweiler figura entre as raças mais antigas. Sua origem remonta à época dos Romanos. Onde foi criado como um cão de guarda e boiadeiro. Esses cães imigraram com as legiões Romanas através dos Alpes, guardando homens e tocando o rebanho. Nos arredores de Rottweil eles se encontraram com os cães da região. Houve, então, uma miscigenação. A tarefa principal do Rottweiler voltava a ser a condução e a guarda de grandes rebanhos de grandes animais e a defesa do seu dono e seu patrimônio. Ele recebeu esse nome por causa da antiga cidade de Rottweil: Rottweiler Metzgerhund (Cão de açougueiro de Rottweil). Os açougueiros criaram esta raça de cães com a única finalidade de trabalho. Assim, no decorrer do tempo, desenvolveu-se um excepcional cão de guarda e pastoreio e que também foi utilizado como cão de tração. No início do século, quando pesquisaram diversas raças para a função policial, o Rottweiler também foi avaliado. Em pouco tempo demonstrou ser extraordinariamente adequado às tarefas do serviço policial. Por esta razão, no ano de 1910 foi oficialmente reconhecido como um cão policial. A criação do Rottweiler pretende um cão forte, preto com marcações em marrom avermelhado, claramente definidas, o qual, apesar do aspecto geral massudo, não deve prescindir de nobreza, sendo altamente indicado como cão de companhia, proteção e utilidade.

Foto: Dreamstime

Aspectos gerais: é um cão robusto, porte de médio para grande, sem ser leve, grosseiro, pernalta ou esguio. Sua estrutura, em proporções corretas, forma uma figura compacta, forte e bem proporcionada revelando potência, agilidade e resistência.

Altura – Machos: 61 a 68 cm

* 61 a 62 cm – pequeno

* 63 a 64 cm – médio

* 65 a 66 cm – grande (altura ideal)

* 67 a 68 cm – muito grande

Peso: 50 quilos

Altura – Fêmeas: 56 a 63 cm

* 56 a 57 cm – pequena

* 58 a 59 cm – média

* 60 a 61 cm – grande  (altura ideal)

* 62 a 63 cm – muito grande

Peso: 42 quilos

Pele: o couro da cabeça é bem ajustado, podendo, quando em atenção, apresentar leves rugas.

Pelagem: formada de pelo e subpelo. O pelo rijo, comprimento médio, tosco, denso e assente. Nos posteriores o pelo é um pouco mais longo. O subpeloé  lanoso, não devendo ultrapassar o comprimento da pelagem externa.

Cor: preta, com marcações de fogo bem delimitadas numa rica coloração de castanho avermelhado nas faces, focinho, garganta, peito e pernas, bem como, acima dos olhos e sob a raiz da cauda.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.