Assinar: conteúdo | comentários

Dogue Alemão

O Dogue Alemão é amistoso, carinhoso e apegado com seus donos, principalmente com as crianças; reservado com estranhos. Autoconfiante, corajoso, de fácil condutibilidade, dócil, é um excelente cão de companhia e de família.

Origem: Alemanha

Nome de Origem: Deutcsche Dogge

Utilização: guarda e companhia

Aspectos gerais

O Dogue Alemão reúne, em sua nobreza, uma constituição grande, forte e bem estruturada: altivez, força e elegância. Devido a essa substância aliada à nobreza, à harmonia de sua figura, a uma estrutura bem proporcionada, assim como, à peculiar expressão de sua cabeça, que impressiona o espectador como uma escultura nobre. Pode ser considerado o “Apolo das raças caninas”.

Sua estrutura se afigura quase quadrada, o que se observa, particularmente, nos machos. O comprimento do tronco (da ponta do esterno à ponta do ísquio) para os machos deve ser, no máximo, 5% maior que a altura na cernelha, e para as fêmeas nunca deverá ultrapassar os 10% .

Macho: Altura Máxima – padrão não comenta / Altura Mínima – 80 cm / Altura Ideal – padrão não comenta.

Fêmea: Altura Máxima – padrão não comenta / Altura Mínima – 72 cm / Altura Ideal – padrão não comenta.

Temperamento: amistoso, carinhoso e apegado com seus donos, principalmente com as crianças; reservado com estranhos. Autoconfiante, corajoso, de fácil condutibilidade, dócil, é um excelente cão de companhia e de família, com alto limiar de excitação, sem comportamento agressivo.

Pele: ajustada ao corpo, bem pigmentada nos exemplares unicolores. Nos arlequins, a pigmentação acompanha a pelagem.

Pelagem: os pelos são muito curtos e densos; lisa, bem assentada e brilhante.

Cor: o dogue alemão é criado em 3 variedades independentes: dourado e tigrado, arlequim e preto, e azul.

1) Dourado e tigrado

* Dourado: do dourado claro até o dourado escuro. Desejável uma máscara preta. Indesejável pequenas manchas brancas no peito e nos dedos.

* Tigrado: cor básica vai do dourado claro ao dourado escuro, com listras pretas claramente definidas e de igual espessura na direção das costelas. Desejável máscara preta. Indesejáveis pequenas manchas brancas no peito e nos dígitos.

2) Arlequim e preto

* Arlequim (branco com manchas pretas irregulares, mas bem contornadas): cor de fundo branco puro, sem nenhum salpicado. Manchas de formato irregular, pretas profundas, bem distribuídas por todo o corpo. As manchas acinzentadas ou amarronzadas são indesejáveis.

* Preto: no preto profundo, manchas brancas são permitidas, como também nos exemplares mantados, se tiver o manto todo negro no corpo; focinho, pescoço, peito, ventre, pernas e ponta da cauda podem ser brancos. Como também dogue com cor básica branca com grandes manchas pretas chamadas “Plattenhunde”.

3) Azul

* Azul: no azul aço puro, marcas brancas no peito e nas patas são permitidas.

Fonte: Bruno Tausz

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.