Assinar: conteúdo | comentários

Doberman

A atitude do doberman é amigável e calma; muito devotado à família ele ama as crianças. É desejável um temperamento e dureza médios. É exigido um limiar de excitação médio com um bom relacionamento com seu dono.

Origem: Alemanha

Nome de Origem: Dobermann

Utilização: Guarda e defesa.

Histórico

O doberman é a única raça que traz o nome do seu criador de origem, Friedrich Louis Dobermann (02.01.1834 – 09.06.1894).

Supõe-se que ele fora um coletor de impostos, gerente de abatedouro vísceras (aptidão) e em período não integral cão pegador, legalmente habilitado a apanhar todos os cães perdidos. Ele criou com animais do seu plantel, que eram particularmente aguçados.

Os assim chamados “cães carniceiros”, que ainda eram considerados de raça relativamente pura naquela época, representou o mais importante papel na origem da raça doberman.

Estes cães foram um tipo primitivo do Rottweiler, mesclados com um tipo de pastor que existiu na Turíngia (Alemanha), preto com marcação castanho. Herr Dobermann criou com esta mestiçagem de cães, no século 18.

Deste modo ele obteve “sua criação”: uma raça, não apenas alerta, mas altamente protetora trabalhadora e em domicílio. Eles eram frequentemente utilizados como guardiões e cães de polícia. Sua extensa utilização no serviço policial deu-lhe o apelido de “Gendarme dog”.

Eles foram utilizados em caçadas para controlar grandes animais daninhos. Nessas circunstâncias era mister que o doberman fosse reconhecido oficialmente como Cão de Polícia, no início do século.

A raça doberman requer um cão de porte médio, poderoso e musculoso. Apesar de sua substância ele deve ser elegante e nobre, o que fica evidenciado pelas linhas de seu corpo. Deve ser excepcionalmente adequado como cão de escolta, proteção, como também, cão de família.

Aspectos gerais

De porte médio, forte, musculosamente construído. Através das elegantes linhas de seu corpo, sua estatura arrogante e sua expressão de determinação, ele configura a estampa de um cão ideal.

 Macho: Altura Máxima – 72 cm / Altura Mínima – 68 cm

Fêmea: Altura Máxima – 68 cm / Altura Mínima – 63 cm

Comprimento: a fêmea pode ser um pouco mais alongada.

Peso: machos 40 a 45 quilos. Fêmeas 32 a 35 quilos.

Foto: Dreamstime

Temperamento

A atitude do doberman é amigável e calma; muito devotado à família ele ama as crianças. É desejável um temperamento e dureza médios. É exigido um limiar de excitação médio com um bom relacionamento com seu dono.

De fácil aprendizado, o doberman adora o trabalho, devendo possuir para tal, expressiva habilidade, coragem e dureza. São também exigidos os valores de autoconfiança e intrepidez, como também, adaptabilidade e atenção para se encaixar no ambiente social.

Pele: ajustada, toda bem amoldada e bem pigmentada.

Pelagem: os pelos são curtos duros e retos. Muito bem assentes, lisos e igualmente distribuídos em toda a superfície. Sem subpelos.

Cor: preto ou marrom, com marcações vermelho ferrugem claramente definidas e limpas: no focinho, uma ilha em cada face e acima dos olhos, no topo dos supercílios, na garganta, duas marcas no antepeito, no metacarpo, metatarso e pés, na face interna das coxas, nos membros e sob a cauda.

Por Bruno Tausz

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.