Assinar: conteúdo | comentários

Collie pelo longo

Collie pelo longo é dócil, se dá bem com todos os membros da família, principalmente com crianças pequenas. Diante da impossibilidade de precisar em datas, a origem do collie de pelo longo deve-se a que, até o século XVIII, esta raça era considerada exclusivamente de trabalho.

Origem: Grã-Bretanha

Nome de Origem: Rough Collie

Utilização: Pastoreio.

Aspectos gerais

Apresenta-se como um cão de grande beleza, portando-se com impassível dignidade, sem qualquer desproporção em relação ao conjunto das regiões anatômicas. A estrutura física mantém a linha da potência e atividade, ausência de rusticidade, sem qualquer traço grosseiro. A expressão é o mais importante.

Considerando valores relativos, a expressão é formada pelo equilíbrio perfeito da proporção entre o crânio e o focinho; no tamanho, forma, cor e inserção dos olhos; correto posicionamento e porte das orelhas.

Macho: Altura Máxima – 61 cm / Altura Mínima – 56 cm

Fêmea: Altura Máxima – 56 cm / Altura Mínima – 51 cm

Peso: Machos 20 a 30 quilos / Fêmeas de 18 a 25 quilos.

Temperamento: amistoso, sem qualquer vestígio de nervosismo ou agressividade.

Pelagem

Sendo muito densa, revela o contorno do cão. Pelos retos, de textura áspera, com subpelos muito suaves, densos e bem fechados a ponto de esconder a pele. Na juba e no ventre, é muito abundante. Bem curto na máscara, no focinho e na extremidade das orelhas, mais longos na base. Os membros anteriores são guarnecidos de franjas. Curtos nos jarretes e abundantemente franjados acima deles e muito profusos na cauda.

 Cor

As três cores reconhecidas são sable e branco, tricolor e azul merle.

Sable: qualquer nuança, desde o dourado claro ao rico mogno ou sable sombreado. Palha claro ou cor creme são altamente indesejáveis.

Tricolor: predominância do preto com marcas castanho bem saturadas na cabeça e nos membros. As manchas ferruginosas no manto são altamente indesejáveis.

Azul Merle: predominância clara, azul prateado, manchado e marmorizado com preto. Marcas castanho são preferidas, mas a ausência não deve ser penalizada. Enormes marcas pretas, ardósia ou manchas de ferrugem no manto ou subpelos são altamente indesejáveis.

Marcas brancas: em geral podem ser portadores da marcação típica do Collie branco em maior ou menor grau. Marcações favoráveis em branco: colar completo ou incompleto, antepeito, pernas, patas e ponta da cauda. Uma marca branca pode aparecer no focinho, crânio ou em ambos.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.