Assinar: conteúdo | comentários

Cocker Spaniel Inglês

Cocker Spaniel Inglês é de natureza alegre, com a cauda típica sempre vibrante em incessante movimento, principalmente quando segue o rastro, sem medo de penetrar em esconderijos densos. Meigo e afetuoso; cheio de vida e exuberância.

Origem: Grã-Bretanha

Nome de Origem: English Cocker Spaniel

Utilização: Levantador de caça.

Histórico

São usados desde a Idade Média na arte da falcoaria, levantando a caça para que o falcão a abatesse no ar. A caça com falcões deixou de ser praticada há muito tempo, porém o cão não perdeu seu espaço.

O cocker spaniel inglês é um cão pertencente ao grupo dos spaniels. A palavra “cocker” é derivada do nome de uma galinha selvagem (woodcock) muito apreciada no Reino Unido, e que costumava ser o alvo de suas caçadas. O cocker era ideal para a caça dessas galinhas selvagens: pequeno, entrava em lugares que outros spaniels maiores não conseguiriam, não se enroscava tão facilmente nos arbustos baixos e cheios de espinhos que era a habitação das galinholas, além de muito corajoso e disposto para o trabalho.

Da época de caçadas também nasceu o costume de se retirar parte de sua cauda: dizia-se que o cocker ao caçar, balançava sua cauda de um lado ao outro com tanto entusiasmo que sacudia os arbustos a sua volta e acabava espantando a caça. Hoje, com a proibição da caça e das cirurgias estéticas em animais, esse costume deixa de fazer sentido.

Aspectos gerais

Macho: Altura Máxima – 41 cm / Altura Mínima – 39 cm

Fêmea: Altura Máxima – 39 cm / Altura Mínima – 38 cm

Peso: Machos e fêmeas – 12,5 a 14,5 quilos.

Temperamento

De natureza alegre, com a cauda típica sempre vibrante em incessante movimento, principalmente quando segue o rastro, sem medo de penetrar em esconderijos densos. Meigo e afetuoso; cheio de vida e exuberância.

Pelagem: o pelo é liso, de textura sedosa, não muito abundante, jamais duro, ondulado ou crespo. Bem franjado nos anteriores, corpo e acima dos jarretes.

Cor: várias. Nas cores sólidas só é permitido a cor branca no peito.

Fonte: Bruno Tausz

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.