Assinar: conteúdo | comentários

Chow Chow

Os Chow Chows são cães carinhosos devido a esse temperamento, muitas vezes mal interpretado, o Chow Chow, deve desde cedo, assim que liberado pelo veterinário, iniciar um trabalho de sociabilização, onde outras pessoas, cães e mesmo gatos devem fazer parte de seu convívio diário.

Origem: China

Nome de Origem: Chow Chow

Utilização: Guarda

Histórico

É um tipo único de cão, pensa-se que é uma das mais antigas raças conhecidas. Um baixo relevo de 150 a.C. (durante a Dinastia Han) possui um cão de caça similar em aparência com o Chow Chow. Análises de DNA recentes confirmam que é uma das mais antigas raças de cães. Chow Chows foram originalmente ensinados com o propósito de serem cães de pastoreio, caça, e guarda. A raça também foi usada para puxar trenós e pela carne e pele.

Aspectos gerais

Cão ativo, compacto, lombo curto e acima de tudo, bem proporcionado, de aspecto leonino, porte digno e orgulhoso; a cauda é portada bem sobre o dorso.

Macho: Altura Máxima – 56 cm / Altura Mínima – 48 cm

Fêmea: Altura Máxima – 51 cm / Altura Mínima – 46 cm

Temperamento

Normalmente mantido como um cão de companhia, o Chow Chow tem uma reputação de ser uma raça teimosa e independente e às vezes difícil de se treinar. Eles têm a reputação de serem agressivos, podem ser bastante indiferentes com estranhos e muito raramente não se dão bem com outros cães.

Os chow chows são cães carinhosos devido a esse temperamento, muitas vezes mal interpretado, o Chow Chow, deve desde cedo, assim que liberado pelo veterinário, iniciar um trabalho de sociabilização, onde outras pessoas, cães e mesmo gatos devem fazer parte de seu convívio diário, sendo que no caso de animais, principalmente no início, a convivência deve ser supervisionada. Vale ressaltar que assim como nos seres humanos, cada animal possui seu próprio e único temperamento, que deverá ser sempre levado em consideração.

Pelagem

Pelo longo ou curto.

Longo: muito abundante, denso, reto e eriçado. A textura é tosca e a do subpelo é suave e lanosa. A pelagem é, particularmente, densa em torno do pescoço, onde forma uma juba e, na face posterior das coxas, em fartos culotes.

Curto: abundante, denso e reto; menos eriçado que o longo; textura felpuda. Qualquer redução artificial do pelo, modificando a silhueta natural da raça, deverá ser penalizada.

Cor

Pelo unicolor: preto, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco; frequentemente com tonalidades, mas sem manchas ou de cores diversas. Sob a cauda e na face posterior das coxas a cor é, frequentemente, mais clara.

Fonte: Bruno Tausz

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.