Assinar: conteúdo | comentários

Chihuahua

O Chihuahua é conhecido pela sua personalidade e lealdade, mas não são recomendáveis para as crianças por causa do seu tamanho e pela fragilidade. No entanto, sua agilidade, inteligência e tamanho os fazem adaptáveis a vários ambientes, inclusive cidades e apartamentos.

Origem: México

Nome de Origem: Chihuahueño

Utilização: Companhia

Histórico

O chihuahua é considerado a menor raça do mundo e recebe o nome do maior estado da República Mexicana (Chihuahua).

Presume-se que esses cães viveram em estado selvagem tendo sido capturado e domesticado pelos nativos durante a época da civilização “Tolteca”.

Figuras de um cão pigmeu chamado “Techichi ” , que habitou em Tula, foram incluídas na decoração de sua arquitetura. Essas esculturas são muito semelhantes ao chihuahua atual.

Foto: Dreamstime

Aspectos gerais

É um cão de corpo compacto, sendo de primordial importância é o fato que sua cabeça tem formato de maçã e que porta a sua cauda moderadamente longa muito alta, arqueada em semicírculo, com a ponta direcionada para o lombo.

Altura: nesta raça apenas o peso é considerado, não a altura.

Peso: ideal machos e fêmeas: entre 1,5 e 3 quilos.

Contudo cães entre 500g e 1,5 quilos são aceitos.

Temperamento

Conhecidos pela sua personalidade e lealdade, mas não são recomendáveis para as crianças por causa do seu tamanho e pela fragilidade. No entanto, sua agilidade, inteligência e tamanho os fazem adaptáveis a vários ambientes, inclusive cidades e apartamentos. Muitos chihuahua tendem a focalizar seu amor e devoção à uma pessoa apenas, tornando-se extremamente ciumentos aos relacionamentos daquela pessoa. Por fim, os Chihuahua tem um temperamento dócil. Resumindo, é um cão esperto, alerta, inquieto e muito valente.

Pele: Lisa e elástica em toda a superfície corporal.

Pelagem

Variedade de pelo curto: o pelo é curto e assentado em todo o corpo, ligeiramente mais longo quando apresenta subpelo; se permite rarefação da pelagem na garganta e no abdome; ligeiramente mais longo no pescoço e na cauda, curtos na face e as orelhas. A pelagem é brilhante e sua textura suave. Não se aceitam os exemplares pelados.

Variedade de pelo longo: o pelo deve ser fino e sedoso, liso ou ligeiramente ondulado. É desejável que a subpelagem não seja muito densa. Apresenta pelo muito longo em forma de pluma nas orelhas, pescoço, face posterior dos membros anteriores e posteriores, patas e cauda. Não se aceitam os exemplares com pelo longo e ondulado.

Cor: Todas as cores são aceitas em todas suas tonalidades e combinações.

Saúde: Essa raça requer atenção de um bom veterinário em áreas como o nascimento e cuidado dental. Também são propensos a algumas anomalias genéticas, muitas vezes neurológicas, como convulsões e luxações na rótula. São sensíveis à infecções no olho também são conhecidos por terem buracos no crânio.

Foto: Dreamstime

 

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.