Assinar: conteúdo | comentários

Cão de Ursos da Carélia

Cão de ursos da Carélia é de índole equilibrada, um tanto reservado, corajoso e persistente. Muito autoconfiante, pode ser agressivo contra outros cães, mas jamais contra outras pessoas. Espírito de luta altamente desenvolvido.

Origem: Finlândia

Nome de Origem: Karjalankarhukoira

Utilização: Caça

Histórico

O cão Komi, também chamado do cão dos Zyrianos, é considerada como a origem da raça.

Entretanto, a linhagem básica é originária da Carélia Lagoda, Olonetas e Carélia Russa, onde foram utilizados por todas as diferentes modalidades de caça.

A criação, propriamente dita, começou em 1936 com o objetivo de criar um cão robusto que pudesse enfrentar a caça as presas de grande porte. O primeiro padrão foi lavrado em 1945. Os primeiros exemplares foram registrados em 1946. Hoje a raça é comum na Finlândia.

Aspectos gerais

De porte médio, de conformação robusta, sólida um pouco mais longo que a altura na cernelha, com pelagem densa e orelhas eretas.

Macho: Altura Máxima – 57 cm/ Altura Ideal – com uma tolerância de ± 3 cm.

Fêmea: Altura Máxima – 52 cm / Altura Ideal – com uma tolerância de ± 3 cm.

Peso

Machos : 25 – 28 quilos.

Fêmeas : 17 – 20 quilos.

Pelagem

Pelos: pelagem externa áspera e reta. No pescoço, dorso e face posterior das coxas mais longos que no restante do corpo. A subpelagem é macia e densa.

 Cor

Preta, talvez atenuada ou com nuanças de marrom. A maioria dos exemplares tem marcações brancas claramente definidas na cabeça, pescoço, peito, ventre e membros.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.