Assinar: conteúdo | comentários

Cão da Serra da Estrela

Cão da Serra da Estrela é um cão alerta e dignificado, sua expressão é calma, mas aguçada e vívida. Impondo-se notavelmente com sua, às vezes ameaçadora desconfiança para com estranhos; por outro lado excedendo-se em sua dedicação e obediência ao dono.

Padrão FCI: n° 173 / 28 de agosto de 1995 / GB

Origem: Portugal

Nome de Origem: Cão da Montanha Portuguesa da Serra da Estrela

Utilização: Guarda e boiadeiro.

Histórico

Tem o seu solar na Serra da Estrela (colinas ao Norte de Portugal) desde remotas eras, a despeito de sua obscura origem, o cão da Será da Estrela pode ser considerado uma das raças caninas mais antigas da Península Ibérica.

Pode ser encontrado desde as imediações do pé da Serra da Estrela, até o topo das montanhas, sobretudo no verão quando desaparece a neve e as pastagens vicejam nas altas planícies, sendo procuradas pelos gados, visto, nas regiões do sopé‚ o calor excessivo ter dessecado toda a vegetação de pasto.

Os cães acompanham os rebanhos, como guardiões vigilantes, defendendo-os das feras que tais paragens infestam. Encontram-se, ainda dispersos por vários pontos do país, sobretudo no Centro, vindos da Serra, quando cachorros ou nascidos já de reprodutores oriundos das regiões serranas.

Aspectos gerais

Macho: Altura Máxima – 72 cm / Altura Mínima – 65 cm / Altura Ideal – Padrão não comenta

Fêmea: Altura Máxima – 68 cm / Altura Mínima – 62 cm / Altura Ideal – Padrão não comenta

Peso: Machos: 40 a 50 quilos

Fêmeas: 30 a 40 quilos

 Pelagem

O pelo é forte, ligeiramente grosso, não muito áspero, semelhante ao da cabra, liso ou ligeiramente ondulado e fechado por quase todo o corpo; muito abundante na variedade de pelos curtos e longos.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.