Assinar: conteúdo | comentários

Braco Alemão de Pelo Curto

Braco alemão de pelo curto é uma raça de cães desenvolvida na Alemanha por volta do século XVII pelos caçadores flamengos. Até a década de 1800 seus exemplares eram tidos como atarracados, o que levou ao cruzamentos com pointers ingleses na busca por animais mais leves, atléticos e de musculatura forte.

Padrão FCI: n° 119 / 25 de abril de 2001 / BR;

Origem: Alemanha

Nome de Origem: Deutscher Kurzhaariger Vorstehhund

Utilização: Caça.

Histórico

Começa com os cães utilizados para caça com redes de animais emplumados, especialmente nos países do mediterrâneo, e em combinação com a ajuda do falcão. Através da França, Espanha e Flandres os cães apontadores chegaram às Cortes Alemãs. A característica particular desses cães era a sua performance de apontar a caça. Com o advento da espingarda de caça de cano duplo em 1750 os cães apontadores foram ainda mais requisitados. Com a visão do cão as aves eram abatidas em pleno voo “caça de tiro ao pombo”. Este foi o começo da transição do mero apontador para o versátil cão de caça e tiro.

O “Zuchtbuch Deutsch Kurzhaar” (stud book) que era o Livro de Criação do Braco Alemão de Pelo Curto tem sido publicado desde 1897. Quem redigiu as características da raça em forma de padrão da raça foi o Principe Albrecht zu Solms-Braunfels, para servir de normas de julgamento de estrutura como também um regulamento simples para provas de Cão de Caça. Até hoje, o Braco Alemão de Pelo Curto ainda passa pelos filtros de estruturação da raça e regulamento de provas.

O Padrão da Raça descreve a estrutura do Braco Alemão de Pelo Curto, como um versátil cão de caça, que o habilita a preencher os requisitos em conjunto com as atividades de caça, mesmo em idade avançada.

Aspectos gerais

De um cão aristocrático e harmonioso, com uma conformação que garante resistência, força e agilidade. A postura orgulhosa, a suavidade de sua silhueta, a cabeça seca, a cauda, bem portada, a pele, bem justa e a pelagem, brilhante, soberba harmonia enfatiza sua nobreza.

Proporções

O comprimento do tronco é ligeiramente maior que a altura na cernelha.

Altura

Macho: Altura Máxima – 66 cm / Altura Mínima – 62 cm / Altura Ideal – padrão não comenta.

Fêmea: Altura Máxima – 63 cm / Altura Mínima – 58 cm / Altura Ideal – padrão não comenta.

Comprimento – padrão não comenta.

Peso – padrão não comenta.

Temperamento – firme, equilibrado, confiável, temperamento controlado, nem nervoso, nem tímido ou agressivo.

Pele – bem ajustada e esticada, sem rugas.

Pelagem – curta e densa, áspera e dura ao toque. Um pouco mais fina e curta na cabeça e nas orelhas, insignificativamente mais longa na face ventral da cauda. Deve revestir o corpo inteiro.

Cor

* marrom uniforme, sem marcas.

* marrom, com poucas pintas ou salpicos brancos ou no peito e membros.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.