Assinar: conteúdo | comentários

Border Collie

O Border, como poucas outras raças atualmente, conserva a função para qual foi desenvolvido. É um cão que está sempre disposto ao trabalho com o rebanho e é capaz de exercer essa função em conjunto com o pastor em uma parceria perfeita.

Classificação FCI:

Grupo 1 – Cães pastores

País de origem: Grã – Bretanha

Nome no país de origem: Border Collie

Utilização: pastoreio de ovelhas

Border collie é uma raça canina desenvolvida na Grã-Bretanha. Criada para ser de pastoreio, esta raça é relativamente recente, com pouco mais de cem anos desde que foi estabelecido o seu padrão. Apesar disso, sua origem não é precisa e a justificativa para tal é a de que seus ancestrais já atuavam como pastores de rebanhos no século XIV. Sua aparência física considerada rústica é o resultado da preocupação com a sua função pastora, atingida ao longo de cruzamentos seletivos. Popular em seu país de origem, é considerado o cão mais inteligente do mundo, de acordo com o livro de Stanley Coren, A Inteligência dos Cães.

Crédito: Dreamstime

Aspectos gerais

1) Aparência: bem proporcionado, de silhueta suave revelando qualidade, graça e perfeito equilíbrio, combinado com substância suficiente para conferir uma impressão de resistência. Qualquer tendência à rusticidade ou debilidade é indesejável.

* Um Border a primeira vista deve conferir a impressão de um animal que suporta horas de trabalho no campo sem perder sua velocidade e disposição. Não é um animal de força ou torque, seu trabalho exige destreza, habilidade, velocidade, inteligência e resistência física, sendo assim, não deve passar a impressão de um animal pesado e lento. Uma ossatura forte é um fator importante a ser analisado pois confere maior resistência a um campo irregular. O olhar do cão é característico por dar uma impressão de inteligência e disposição.

2) Características: tenacidade, pastor de trabalho pesado, de ótima tratabilidade.

* O Border, como poucas outras raças atualmente, conserva a função para qual foi desenvolvido. É um cão que está sempre disposto ao trabalho com o rebanho e é capaz de exercer essa função em conjunto com o pastor em uma parceria perfeita.

3) Temperamento: esperto, alerta, responsável e inteligente. Jamais nervoso ou agressivo.

* A inteligência é um fator importante a ser observado, notável através do olhar do cão. Pode se mostrar desconfiado, porém nunca um animal apático, medroso ou agressivo.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.