Assinar: conteúdo | comentários

Boiadeiro de Berna

O Boiadeiro Bernês é conhecido e apreciado no mundo inteiro graças a sua pelagem tricolor com marcações e bem distribuídas, a sua adaptabilidade e sociabilidade em família.

 

Padrão FCI: N° 045 / 05 de maio de 2003 / BR

Origem: Suíça

Nome de Origem: Berner Sennenhund

Utilização: Boiadeiro, guarda e defesa

Histórico

O Boiadeiro Bernês é um cão de origem ancestral que, nos Pré-Alpes bernenses e na região rural do interior da cidade de Berna, foi utilizado como cão de guarda, de tração e de rebanho. Originalmente chamado de Dürrbächler, nome do lugarejo e do albergue Dürrbach próximo a Riggisberg, onde este boiadeiro tricolor de pelos longos foi especialmente disseminado.

Desde 1902, 1904 e 1907, exemplares desta raça têm sido apresentados em exposições caninas. Em 1907, alguns criadores da região de Berthoud (Burgdorf, na Alemanha) decidiram promover a criação de raça pura deste boiadeiro autóctone fundando o Clube Suíço de Dürrbächler fixando os traços característicos da raça, inicialmente, através de um padrão.

Em 1910, em Berthoud, por ocasião de uma exposição canina, os agricultores da região já conseguiram apresentar 107 exemplares. A partir desta data este cão rebatizado por boiadeiro bernês seguindo o exemplo das outras raças de boiadeiros suíços, expandiu-se rapidamente por toda a Suíça e sul da Alemanha.

Hoje, o Boiadeiro Bernês é conhecido e apreciado no mundo inteiro graças a sua pelagem tricolor com marcações e bem distribuídas, a sua adaptabilidade e sociabilidade em família.

Aspectos gerais

Cão de utilidade, de pelagem longa, tricolor, forte e flexível. Harmonioso e bem proporcionado, com membros vigorosos, cujo talhe é maior que o médio.

Tamanhos

Macho: Altura Máxima – 70 cm  / Altura Mínima – 64 cm / Altura Ideal – 66 a 68 cm

Fêmea: Altura Máxima – 66 cm / Altura Mínima – 58 cm / Altura Ideal – 60 a 63 cm

Temperamento

Autoconfiante, atencioso, vigilante corajoso diante das circunstâncias do cotidiano, amável, natural e fiel para com a família, autoconfiante pacífico com estranhos de temperamento moderado e dócil.

Pelagem

Os pelos são longos, brilhantes, retos ou ligeiramente ondulados.

Cor

Principal é o preto azeviche com ricas marcações em castanho nas bochechas, acima dos olhos, em todos os quatro membros e no antepeito, com marcações brancas como se segue:

* Marcações brancas definidas e simétricas na cabeça; uma marca blaze estendendo-se em direção a ambos os lados do focinho; a marca não deve atingir as marcações castanhas acima dos olhos e a faixa branca do focinho não deve estender-se além dos cantos da boca.

* Marcas brancas moderadamente largas e ininterruptas na garganta e peito.

* Desejável: patas brancas, ponta da cauda branca.

Fonte: Bruno Tausz

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.