Assinar: conteúdo | comentários

Basenji

O Basenji não late, mas não é mudo, tem um ruído próprio e especial, uma mistura de chacota com o canto do pássaro alpino. Notável por sua limpeza em todos os sentidos. Uma raça atenta, inteligente e independente, mas afetuosa, podendo ser arredio com estranhos.

Aspectos gerais

Cão de constituição leve, aparência aristocrática, com ossatura refinada, de membros altos em relação a seu comprimento, sempre equilibrado, alerta e inteligente. De orelhas eretas, cabeça enrugada, orgulhosamente portada por um pescoço de linha superior do bem arqueada.

Peito profundo, com a linha inferior seguindo para um esgalhamento definido, cauda fortemente encaracolada, apresentando a figura de um cão bem balanceado, com a graça de uma gazela.

Temperamento

Não late, mas não é mudo, tem um ruído próprio e especial, uma mistura de chacota com o canto do pássaro alpino. Notável por sua limpeza em todos os sentidos. Uma raça atenta, inteligente e independente, mas afetuosa, podendo ser arredio com estranhos.

Pele: bem flexível.

Pelagem: curta, lisa e densa, muito refinada.

Cor

Preto e branco puros, ruivo e branco, preto e castanho e branco com marcação castanha no focinho e bochechas; preto, castanho e branco. Tigrado: fundo ruivo com listras pretas, o mais definidas possível melhor. O branco deve aparecer nas patas, peito e ponta da cauda. Pernas, estrela e colar brancos, são opcionais. Fonte. Bruno Tausz

Perfil clínico

O Basenji está propenso a apresentar as seguintes doenças:

* Síndrome de Fanconi

Patologia que compromete o funcionamento dos rins.

*Atrofia progressiva da retina

Perda gradativa da visão, que acontece a partir dos primeiros seis meses de idade e para a qual não existe tratamento. Caracterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.

* Enteropatia do Basenji

Doença característica da raça que acomete o trato gastrointestinal.

Foto: Dreamstime

Resumo das características

Nacionalidade: Zâmbia

Classificação PetSite: Companhia

Grupo FCI: 5

Grupo AKC: 2

Porte: Pequeno

Temperamento: Dominante

Treinabilidade: Teimoso

Grau de Proteção: Moderado

Espaço Necessário: Médio

Altura: Mínima – 40.6 cm / Máxima – 43.2 cm

Peso: Mínimo – 10 Kg / Máximo – 11 Kg

Nível de Energia: Médio

Duração Exercícios Diários: 35 min.

Cor: Bicolor e tricolor

Tipo de Pelo: Curto

Troca de Pelo: Frequente

Necessidade de Tosa: Não

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.