Assinar: conteúdo | comentários

Azawakh Tuareg Sloughi

Azawakh Tuareg Sloughi é um  lebrél africano do tipo afro-asiático que apareceu na Europa por volta de 1970 e veio da bacia média da Nigéria, entre outros do vale do Azawakh.

Padrão FCI: nº 307 / 03 de junho de 1998 / BR;

Origem: Mali

Nome de Origem: Azawakh Tuareg Sloughi

Utilização: Caça.

Histórico

É um lebrél africano do tipo afro-asiático que apareceu na Europa por volta de 1970 e veio da bacia média da Nigéria, entre outros do vale do Azawakh. Por centenas de anos ele tem sido companheiro dos nômades do sul do Saara.

Aspectos gerais

Particularmente pernalta e elegante, o lebrél azawakh confere a impressão geral extremamente refinada. Sua ossatura e musculatura são reveladas através da fina e magra pele.

Esse lebrél se apresenta como um cão raçudo cujo contorno do tronco está inserido num retângulo com o lado maior na vertical.

Macho: Altura Máxima – 74 cm / Altura Mínima – 64 cm

Fêmea: Altura Máxima – 70 cm  / Altura Mínima – 60 cm

Peso

Machos: entre 20 e 25 quilos.

Fêmeas: entre 15 e 20 quilos.

Temperamento

Veloz, alerta, distante, reservado com estranhos e podendo até ser de difícil aproximação, mas pode ser gentil e afetuoso com aqueles que ele está disposto a aceitar.

Pele

Fina, revestindo ajustada no corpo inteiro.

Pelagem

Os pelos são  curtos, finos, assentados. O ventre é sem pelos.

Cor

Fulva com manchinhas limitadas às extremidades. Todas as nuances são admitidas, da zibelina clara à fulva escura. A cabeça pode ou não ter uma máscara preta e uma linha é muito inconstante.

A pelagem tem uma mancha branca no peito e um pincel branco na ponta da cauda. Cada uma das quatro patas tem que ter compulsoriamente uma “meia” branca, no mínimo, em sombra de traço nas patas. O tigrado em preto é aceito.

Fonte: Bruno Tausz

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.