Assinar: conteúdo | comentários

Pointer Inglês

O Pointer é também um excelente cão de companhia, especialmente por aqueles que não querem um cão que o siga como uma sombra. No Estado do Rio Grande do Sul, é também conhecido como Perdigueiro.

Origem: Grã-Bretanha

Nome de Origem: English Pointer

Utilização: Caça de aponte.

Histórico

A história do pointer inglês é bem antiga, comprovada por escritos e trabalhos de arte que remontam à metade do século 17. Enquanto o pointer inglês era desenvolvido, primeiramente na Inglaterra, muitos historiadores caninos creditavam a Espanha como o seu país de origem. O pointer inglês é o resultado do cruzamento desses pointers espanhóis e várias outras raças, muito provavelmente os foxhounds e bloodhounds pelo faro, greyhounds pela velocidade e bulterrieres pela tenacidade. Mesmo após o advento de caça a tiro às aves com fuzis, o pointer inglês era utilizado para o aponte de presas, os quais, os caçadores de então jogavam uma rede ou caçavam com cães de presa. A raça pointer estabilizou-se em tipo, temperamento e habilidade para caça por volta do século 18 e mudou muito pouco desde então. Hoje o pointer inglês é largamente considerado como um dos mais refinados cães de caça apenas em planaltos do mundo. Foi reconhecido pelo United Kennel Club no início da década de 1900.

Aspectos gerais

Simétrico e todo bem construído, o contorno geral é uma série de graciosas curvas. Um aspecto robusto, mas ágil.

Macho: Altura Máxima – 69 cm / Altura Mínima – 63,5 cm

Fêmea: Altura Máxima – 66 cm – Altura Mínima – 61 cm

Temperamento: aristocrático. Alerta com aparência de robustez, resistência e velocidade. Caráter, gentil e equilibrado.

Pelagem: os pelos são finos, curtos, duros e uniformemente distribuídos, perfeitamente lisos e retos com inequívoco brilho.

Cor: as cores comuns cão limão e branco, laranja e branco, fígado e branco, preto e branco.

Fonte: Bruno Tausz

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.