Assinar: conteúdo | comentários

Mastim Napolitano

Mastim Napolitano é de caráter firme, leal, sem ser mordaz ou agressivo injustificadamente, defensor da propriedade e das pessoas assumindo sempre um comportamento vigilante, inteligente, nobre e majestoso.

Origem: Itália

Nome de Origem: Mastino Napoletano

Utilização: Guarda e defesa.

Histórico

Descendente do grande molosso romano descrito por Columella no século I DC do seu livro De Re Rustica, difundido em toda a Europa pelas legiões de Roma, ao lado das quais combateu, contribuindo na formação de diversas raças de mastins em vários países da Europa. Conservando-se ao longo de vários séculos nas regiões rurais vesuvianas e na região de Nápoles, de um modo geral, foi reselecionado após 1947, graças à tenacidade e devoção de um grupo de cinófilos.

Aspectos gerais

Macho: Altura Máxima – 75 cm / Altura Mínima – 65 cm

Fêmea: Altura Máxima – 68 cm / Altura Mínima – 60 cm

Peso: machos 60 a 70 quilos. Fêmeas 50 a 60 quilos.

Pele: espessa, abundante e solta por todo o corpo, particularmente, na cabeça onde desenha numerosas pregas e rugas e na linha inferior do pescoço, aonde forma barbela.

Pelagem: o pelo é brilhante e denso; todos de igual comprimento, no máximo 1,5 cm, uniformemente liso e fino. Sem apresentar qualquer indício de franja.

Cor: de preferência cinza, cinza-chumbo e preto, como também, marrom, fulvo e fulvo avermelhado (cervo), com eventuais, pequenas manchas brancas no centro do antepeito e na ponta dos dedos. Todas as cores podem ser tigradas. O avelã, cor de rola (rolinha) e isabela são tolerados.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.