Assinar: conteúdo | comentários

Mastiff Inglês

Mastiff Inglês é uma combinação de nobreza e de coragem. Calmo, afetuoso com os donos, mas eficiente guardião. Apesar de seu tamanho gigante – um exemplar da raça é o cão mais pesado do mundo, segundo o Guinnes Book – o Mastiff tem um temperamento especial.

Histórico

O Mastiff Inglês, também conhecido como Old English Mastiff é uma raça muito antiga e certamente descende dos grandes “mastins” da Antiguidade, cães gigantes normalmente originados da Ásia e que se espalharam por toda Europa. Eram conhecidos dos grandes imperadores romanos que adotavam os “‘mastins” em suas frentes de batalha.

Eram cães grandes, valentes e bastante resistentes. Segundo alguns historiadores, os mastins eram usados como cães de guerra pelos povos Celtas e acompanhavam seus donos em suas batalhas. Quando os Romanos invadiram a Britânia, eles levaram os cães de volta a Itália e os usaram para guarda de propriedades e prisioneiros. Até 1835, eram usados em combates com outros animais até que esse tipo de ‘lazer’ foi proibido.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foram usados para colocar os carros de munição nas frentes de batalha. Até em função disso, com o fim da Guerra a raça encontrava-se bastante dizimada e foi salva da extinção com o trabalho sério de criadores, que utilizaram inclusive o cruzamento com o São Bernardo para salvar a raça. Deste cruzamento a principal contribuição do São Bernardo foi a suavização do temperamento da raça. Mas ainda hoje, 50 anos depois, ainda aparecem nas ninhadas cães com pelagem mais longa e manchas brancas na cara, nas patas e no peito.

Há sangue de Mastiff em várias outras raças conhecidas atualmente, como o Bullmastiff, Rottweiller, Dogue Alemão, Terra Nova, São Bernardo, Fila Brasileiro, etc.

Foto: Dreamstime

Aspectos gerais

O contorno geral da cabeça, vista de qualquer ângulo, confere uma aparência isométrica. A largura da cabeça é altamente desejável; a proporção entre o comprimento total da cabeça e do focinho é de 2:3. O tronco é massudo, amplo, profundo, longo, poderosamente construído sobre membros bem afastados e aprumados. Os músculos são nitidamente definidos. O tamanho é um ponto bastante desejado se combinado com a qualidade. A altura e a substância são dois pontos importantes, se bem proporcionados. Grande, massudo, poderoso, simétrico, harmonioso e bem estruturado.

Temperamento: uma combinação de nobreza e de coragem. Calmo, afetuoso com os donos, mas eficiente guardião.

Pelagem: os pelos são curtos e assentes, levemente maiores sobre o pescoço, ombros e dorso.
Cor: fulvo-abricó, fulvo-prateado ou fulvo-tigrado escuro.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.