Assinar: conteúdo | comentários

Maltês

O Maltês é vivo, afetuoso, muito dócil e muito inteligente. O maltês é capaz de adaptar-se facilmente a vida de seus donos, embora necessitem de constante exercício. Descrito como incapaz de permanecer sozinho, é ainda interativo tanto com animais quanto com pessoas. Alerta, é ainda um cão de alarme eficiente.

Origem: Região Mediterrânea Central. (Patronato: Itália)

Nome de Origem: Maltese

Utilização: Companhia.

Histórico

Seu nome não significa que ele seja originário da ilha de Malta, porque o adjetivo “Maltês” vem da palavra semítica “màlat” que quer dizer refúgio ou porto; esta raiz semítica se encontra em toda uma série de nomes de lugares marítimos; por exemplo, o nome da ilha Adriática, ilha de Méleda, a cidade Siciliana de Melita e, também, o da ilha de Malta.

Os ancestrais deste pequeno cão viviam nos portos e cidades marítimas do Mediterrâneo Central onde caçavam camundongos e ratos que se encontrava em profusão nos armazéns dos portos e nos porões dos navios.

Na lista de cães existentes na época de Aristóteles (384- 322 A.C.) ele menciona uma pequena raça para o qual atribui o nome latino de “canes melitenses” . Este cão era conhecido na Roma Antiga; companheiro favorito das matronas, foi elogiado por Strabon, poeta latino do Primeiro Século A.D.

Representações do Maltês por numerosos pintores da Renascença mostram este pequeno cão nos salões da época, ao lado de lindas damas daquele tempo.

Foto: Dreamstime

Aspectos gerais

Macho: Altura Máxima – 25 cm / Altura Mínima – 21 cm

Fêmea: Altura Máxima – 23 cm / Altura Mínima – 20 cm

Peso: de 3 a 4 quilos.

Temperamento: vivo, afetuoso, muito dócil e muito inteligente.

Pele: muito ajustada em todas as regiões do corpo. Pigmentada com manchas escuras e com manchas cor vinho avermelhadas, especialmente no dorso. As bordas dos olhos, a terceira pálpebra e os lábios são pretos.

Pelagem: densa, brilhante, lustrosa – caindo pesadamente e de uma textura sedosa. O pelo é muito longo em todo o corpo; reto em todo seu comprimento, sem sinal de ondulação ou cacheado.

Cor: branco puro; um pálido tom de marfim é permitido.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.