Assinar: conteúdo | comentários

Komondor

Komondorde tem uma coragem inabalável na guarda e defesa na residência do seu mestre. Ele ataca silenciosa e insistentemente. Ele considera seu território como sua própria propriedade. Durante o dia, ele gosta de manter uma posição deitada possibilitando manter o controle de sua área. À noite, ele sempre faz a ronda.

Origem: Hungria

Nome de Origem: Komondor

Utilização: Pastoreio.

Aspectos gerais

Cão de porte grande e construção robusta. Imponente, de aparência atraente e comportamento digno, promove tanto o respeito quanto o medo. Por índole não é um cão agradável. Seu corpo robusto é revestido por uma pelagem longa, fosca, encordoada, toda densa. Seu tronco, visto de perfil, forma um retângulo prono um pouco desviado do quadrado. A cabeça grossa e encordoada eleva-se acima do tronco. A cauda é portada pendente, com sua ponta curvada para cima quase horizontal. A pelagem é de cor marfim.

Altura

Macho: Altura Máxima – Padrão não comenta / Altura Mínima – 70cm / Altura Ideal – Padrão não comenta.

Fêmea: Altura Máxima – Padrão não comenta / Altura Mínima – 60cm.

Peso: machos 50 – 60 quilos. Fêmeas 40 – 50 quilos.

Temperamento

De coragem inabalável na guarda e defesa do seu rebanho a ele confiado, a propriedade e a residência do seu mestre. Ele ataca silenciosa e insistentemente. Ele considera seu território como sua própria propriedade e não tolera a presença de qualquer outra criatura viva. Sua índole é desconfiada. Durante o dia, ele gosta de manter uma posição deitada possibilitando manter o controle de sua área. À noite, ele sempre faz a ronda.

Pele: muito bem pigmentada de cor cinza ardósia. Preferível a pigmentação escura nas gengivas e céu da boca. Pigmentação esmaecida e pele rosa são indesejáveis.

Pelagem: o corpo inteiro é revestido de pelos longos. A pelagem consiste em uma camada externa rústica e uma camada de subpelos finos. A característica da pelagem é determinada pela relação da camada externa com a dos subpelos. Essa pelagem felpuda que tende para o fosco é exigência básica. Uma pelagem igualmente densa, ondulada e encordoada também ocorre. Os tufos de pelos menores são menos foscos ou não são foscos. A pelagem é mais longa na garupa, na região do lombo e na face posterior das coxas (no mínimo 20 a 27cm). Na garupa, nas faces laterais do tórax e na região das escápulas o comprimento é médio (de 15 a 22 cm), nas bochechas, sobrancelhas, topo da cabeça, nas orelhas, no pescoço e membros é mais curta (de 10 a 18 cm), nos lábios e nas partes inferiores dos membros é mais curta (de 9 a 11 cm).

Cor: marfim.

KOMONDOR – ABC CANINO – 101 DOGS 

Fonte: Bruno Tausz

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.