Assinar: conteúdo | comentários

Angorá Turco

O Angorá é uma das raças felinas mais antigas, originária da Turquia, foi a primeira raça de pelo comprido a chegar à Europa, chegou no século XVII, oferecido por sultões turcos aos nobres europeus.

 A raça foi praticamente extinta devido aos cruzamentos com os pêlos longos que originariam o persa. Depois da Segunda Guerra Mundial foi descoberto no Zoológico de Ankara e um casal e realizou-se um programa para desenvolver a raça e livrá-la da extinção, assim foi de novo importado da Turquia para a Europa, onde é uma raça protegida.

O Angorá Turco não é reconhecido na Grã-Bretanha onde existe uma raça chamada Angorá. (cruzamento de Siameses e Abissínios).

Características e Cores

Possui uma pelagem longa, com pelo fino e sedoso. Precisa de poucos cuidados, uma boa escovagem é suficiente. Tem a cabeça comprida com orelhas grandes e pontudas e focinho fino. O seu corpo elegante é esguio e flexível, com o pescoço fino e patas pequenas e delicadas. A cor branca é a mais tradicional, porém existe a associação de surdez aos gatos brancos com olhos azuis (não apenas nessa raça).

Os olhos são cor de âmbar, azuis e verdes ou de cores desiguais. A única cor do pelo reconhecida oficialmente é o branco. Porém, existem outras cores: preto, azul, chocolate, vermelho, creme, canela, caramelo, castanho-claro, creme, azul e prateado, em todos os padrões; tartarugae, smoke e shaded em todas as cores.

Temperamento

É um gato vivo, muito inteligente e de movimentos bastante rápidos, é afetuoso, alegre e gosta de mimos. Muito afeiçoado ao seu dono, gosta de correr, brincar e subir às árvores.

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.