Assinar: conteúdo | comentários

Fila Brasileiro

Fila Brasileiro é dotado de coragem, determinação e valentia notáveis. Para com os de sua casa é dócil, obediente e extremamente tolerante com as crianças.

Origem: Brasil

Nome de Origem: Fila Brasileiro

Utilização: Boiadeiro, guarda e defesa.

 Aspectos Gerais

Macho: Altura Máxima – 75 cm / Altura Mínima – 65 cm

Fêmea: Altura Máxima – 70 cm / Altura Mínima – 60 cm

Peso: machos 50 quilos . Fêmeas 40 quilos.

Temperamento

Dotado de coragem, determinação e valentia notáveis. Para com os de sua casa é dócil, obediente e extremamente tolerante com as crianças.

É proverbial sua fidelidade, procurando com insistência a companhia dos donos. Caracteriza-se pela indiferença para com estranhos. De comportamento sereno, revelando segurança e confiança própria, absorve perfeitamente ambientes e ruídos estranhos. É inexcedível guarda da propriedade dedicando-se, também, e, por instinto, às lides de gado e à caça de animais de grande porte.

Expressão: em repouso é calma, nobre e autoconfiante. Nunca apresenta olhar vago ou de enfado. Em atenção, sua expressão é de determinação, refletida num olhar firme e penetrante.

Pele:  é grossa, solta em todo corpo, principalmente no pescoço, onde forma pronunciadas barbelas, estendendo-se, em muitos casos, pelo peito e abdômen. Com o cão em repouso, a cabeça não apresenta rugas. Alguns exemplares apresentam uma dobra nas faces laterais da cabeça e também, na cernelha descendo até o ombro. Quando excitado, na contração para erguer as orelhas, a pele do crânio forma, entre elas, pequenas rugas longitudinais.

Pelagem: pelo curto, macio, espesso e bem assentado.

Cor; todas as cores sólidas exceto as desqualificantes. Tigradas de fundo nas cores sólidas, com raias de pouca intensidade até os fortemente rajados.

A pelagem pode ou não, apresentar máscara preta. Em todas as cores permitidas, admitem-se marcações brancas nos pés, peito e ponta da cauda. As manchas brancas no restante da pelagem é considerado falta.

Fonte: Bruno Tausz

0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.