Assinar: conteúdo | comentários

Como proteger os animais da giardíase

Comentários desativados em Como proteger os animais da giardíase


1391036_20249205

O germe que causa essa doença não é tão conhecido quanto a toxoplasmose, mas também traz problemas para cães e gatos.

O QUE É GIARDÍASE?

Trata-se de uma doença causada por um parasita intestinal chamado Giardia lamblia. Dá também em gente. O bicho contrai o germe pela ingestão de ovinhos presentes na água e nos alimentos, ou pelo contato com fezes infectadas.

QUAIS OS PERIGOS?

O organismo infectado não absorve direito a água e os nutrientes da comida. Diarreias graves costumam provocar desidratação. Por ser uma doença transmissível ao homem, a giardíase pode afetar a família toda.

QUE SINTOMAS O ANIMAL APRESENTA?

O cocô do bicho contaminado fica mais mole. A cor varia do amarelo ao cinza (passando pelo verde), e o cheiro lembra o de ovo podre. Há períodos de melhora e piora, isso pode dificultar o diagnóstico. Para se certificar de que o problema é giardíase mesmo, procure um veterinário.

HÁ TRATAMENTO?

O remédio, de metronidazol, deve ser ministrado a cada 12 horas, durante cinco dias. Existem também opções humanas – elas têm um gosto ruim para o animal, mas custam mais barato.

A MEDICAÇÃO RESOLVE O PROBLEMA?

Infelizmente, não. Como os ovinhos da giárdia podem viver durante meses no ambiente, não adianta cuidar do peludo sem desinfetar a casa. Lave o chão, as caminhas e os cobertores do bicho com um produto especial, vendido em pet shop. Deixe os potinhos de molho numa solução de água morna e água sanitária. Seu cão ou gato usa o jardim como banheiro? Retire a terra contaminada e despeje o produto sobre o solo.

EXISTE PREVENÇÃO?

Sim, é bastante simples. Dê apenas água filtrada ou fervida ao animal. Lave bem os alimentos que ele gosta de comer – principalmente aqueles consumidos crus, como frutas e legumes. E mantenha o focinho da criatura bem longe das fezes abandonadas em praças, parques e outros locais públicos.

Fonte: MdeMulher

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.