Assinar: conteúdo | comentários

Caixa de areia limpa para o bem-estar do gato

Comentários desativados em Caixa de areia limpa para o bem-estar do gato


1244932_82640801

Uma das vantagens de possui um felino como animal de estimação é o fato de estes animais serem extremamente higiênicos, tendo bons hábitos com relação à delimitação de espaço para eliminar excrementos.

Porém um gato que não percebe uma organização e higiene sobre o espaço que lhe é dado para urinar e defecar pode sofrer tanto de males no sistema digestivo e excretor – como prisão de ventre e problemas na uretra ou nos rins; quanto desenvolver o costume de aliviar-se em locais inapropriados.

Para evitar os possíveis problemas de ordem física e psicológica que a má infraestrutura da caixa de areia pode causar o dono do felino não precisa de muito esforço. Confira abaixo alguns procedimentos simples que devem ser seguidos fielmente em nome do bem-estar do animal:

Ofereça no mínimo duas caixas de areia para cada gato

Esta medida é importante, pois os gatos não gostam de usar uma caixa que ele considere suja, portanto a existência de mais de uma caixa de areia faz com que o animal não segure suas necessidades.

Higienize corretamente

Toda caixa de areia precisa ser limpa diariamente. Além da frequente troca de areia o dono do gato deve observar a intensidade do odor dos excrementos na caixa e lavá-la uma vez por semana. Outro fator que se deve estar atento é sobre aroma dos produtos de higienização, como desinfetantes, que podem fazer com que o gato perca o interesse pela caixa de areia.

Escolha um bom local

As caixas higiênicas nunca devem ficar perto dos lugares onde o gato se alimenta, dorme ou bebe água, pois o animal pode sentir nojo e não se comportar normalmente com relação ao sono ou alimentação.

Além disso, o local escolhido para a caixa de areia não pode ter grande circulação de pessoas, pois ele pode se sentir intimidado e evitar fazer suas necessidades.

Dispor as caixas em lugares opostos, com uma base de apoio firme, e que possam ser vistas simultaneamente e acessadas de diferentes maneiras é o ideal.

Adeque a caixa às preferências de seu gato

O felino pode preferir uma caixa com relação à outra, por causa de fatores como posicionamento e quantidade ou tipo de areia. Por isso, se perceber que seu gato usa mais uma caixa do que a outra avalie quais podem ser os fatores que levam a essa predileção e adeque a caixa menos usada ao critério da caixa que ele gosta mais, dando assim conforto ao bichano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.