Assinar: conteúdo | comentários

Adaptando o cão ao hábito de escovar os dentes

Comentários desativados em Adaptando o cão ao hábito de escovar os dentes


1

Escovar os dentes dos cães é um grande desafio, já que nem todos os animais têm facilidade em acostumar com este hábito e a falta de frequência da aplicação da atividade por parte dos donos faz com que esta situação se complique ainda mais.

Buscar manter uma rotina de escovação de dentes nos cães é fundamental, pois seu estilo de vida e alimentação provoca o acúmulo de tártaro, o que pode levar a uma série de doenças orais, como gengivite e periodontite, e infecções, principalmente no coração, no fígado e nos rins.

Passo a passo para adaptar o cão ao hábito de higiene bucal

1ª Semana: O dono deve levar seu companheiro para um lugar sem agitação, fazer carinhos suaves e direcionar gradativamente a mão até a boca do animal, onde deve ser passado o dedo indicador pela gengiva e dentes.

As seções de toque na boca devem ter a duração de dois minutos e serem feitas quatro vezes por dia durante três dias. Quando perceber que o cão está mais receptivo aos toques o tempo das seções deve ser aumentado para cinco minutos. Sempre que o animal permitir que seu dono passe o dedo em sua gengiva e dentes, deve ganhar uma recompensa.

2ª Semana: Deve-se enrolar uma gaze no dedo e repetir o mesmo processo da semana anterior. Neste período, as seções devem durar cinco minutos e serem aplicadas duas vezes por dia.

3ª Semana: O mesmo processo já feito deve ser repetido, mas desta vez a gaze deve estar molhada com um antisséptico oral específico para cães e, após a seção, o cão levado para um passeio na rua. A frequência da atividade deve ser de duas vezes por dia.

4ª Semana: Nesta última fase, deve ser usada uma escova comprida e de cerdas macias e uma pasta de dentes canina – pastas de dentes comuns são proibidas, pois se o cão ingerir poderá ter irritações no estômago.

A rotina deve ser feita diariamente por uma semana e, por fim, reduzida para uma frequência de três vezes por semana.

Ter paciência durante toda a adaptação do animal a este novo hábito e ser persistente, é essencial, pois se o cão perceber que o dono abre mão da escovação diante de qualquer reação negativa ele adotará esta atitude como hábito.

Ensinar o cachorro a relaxar e deixar ter seus dentes escovados e gengiva massageada contribui para que ele, além de ter uma vida mais saudável, desenvolva a confiança no seu dono e o entenda como líder, o que é fundamental para sua educação e boa convivência em sociedade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.