Assinar: conteúdo | comentários

Cuidados básicos que ajudam a manter o pet saudável

Comentários desativados em Cuidados básicos que ajudam a manter o pet saudável


168404_6250

Animas em casa alegram a todos da família e são uma fonte de carinho. Por isso é que eles precisam ser bem cuidados. Algumas atitudes simples evitam problemas de saúde e sofrimento. Confira as dicas:

Comprar ração de boa qualidade

Por quê? Ração barata contém conservantes e sódio em excesso, substâncias que estimulam a formação de pedras nos rins.

A ação previne: urolitíase. Ou seja, a presença de cálculos (popularmente conhecidos como pedras) no trato urinário, que podem virar cistite nas fêmeas e obstruir a uretra dos machos, matando o animal em 72 horas por insuficiência renal.

Controlar as guloseimas

Por quê? petiscos em excesso e comida gordurosa ou muito temperada engordam e afetam o fígado, que funciona como um filtro do organismo.

A ação previne:

* Obesidade: Acúmulo de gordura no corpo, que pode causar diabetes, problemas nas articulações, doenças cardiovasculares e até alterações neurológicas.

* Lipidose hepática: Concentração de gordura no fígado, comum em gatos e rara em cães, que pode levar à morte.

Oferecer sempre água fresca

Por quê? beber bastante água ajuda a manter os rins trabalhando direito.

A ação previne: insuficiência renal – alteração na capacidade de filtragem dos rins, que passam a reter ureia e creatinina (compostos tóxicos) e a eliminar água, vitaminas e proteínas. O agravamento da doença pode provocar pressão alta, infecções do trato urinário, úlceras na boca e no estômago e até matar.

Vacinar anualmente

Por quê? animais imunizados vivem mais e não passam doenças infecciosas para seus donos.

A ação previne:

* Cães – a vacina V10 evita: Cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e leptospirose.

* Gatos – a vacina quádrupla evita: Panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose.

* Cães e gatos – a antirrábica evita: Raiva (afeta o sistema nervoso e mata em dias).

Vermifugar

Por quê? animais que têm acesso à rua podem se contaminar com ovos, cistos ou larvas de vermes como, por exemplo, a tênia (ou solitária).

A ação previne: verminose. Infecção do intestino provocada por parasitas que retardam o crescimento do bicho, prejudicam a absorção de nutrientes, facilitam a perda de sangue e de proteínas e ainda favorecem o aparecimento de outras doenças.

Estimular a prática de exercícios físicos

Por quê? bichos que sofrem de sobrepeso têm complicações nas articulações.

A ação previne: artrite, inflamação decorrente do mau posicionamento da junta, ponto em que um osso se encontra com outro, atrapalhando os movimentos e a locomoção.

Castrar a partir dos 5 meses

Por quê? esterilizar filhotes antes do primeiro cio evita infecções e o desenvolvimento de tumores.

A ação previne:

* Piometra: infecção uterina provocada por bactérias, que pode matar.

* Câncer de mama e próstata: proliferação desordenada de células que prejudica o funcionamento dos órgãos. Se a doença for detectada após a metástase (quando se espalha pelo corpo), o óbito é inevitável.

Jamais medicar por conta própria

Por quê: uso indiscriminado de remédios pode envenenar e até cegar o animal.

A ação previne: intoxicação. Série de efeitos causados pela ingestão ou contato com substâncias tóxicas. Catarata: Opacidade do cristalino, lente interna dos olhos, que impede a passagem da luz à retina, prejudicando a visão do animal.

Manter os dentes limpos

Por quê? o tártaro gera um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias, que podem chegar ao coração pela corrente sanguínea.

A ação previne: endocardite. Mau funcionamento do músculo do coração, provocado por micro-organismos que tendem a obstruir o fluxo sanguíneo arterial de órgãos vitais. A forma infecciosa da doença mata em questão de poucos dias.

Fonte: MdeMulher

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.