Assinar: conteúdo | comentários

Transporte o animal de estimação com segurança

Comentários desativados em Transporte o animal de estimação com segurança


Transporte

Quando chega um feriado, férias ou até mesmo no fim de semana, queremos viajar e levar nossos pets juntos. Mas na hora de transportar seu animalzinho é importante tomar todos os cuidados com segurança, para que os passeios se tornem apenas momentos de diversão e alegria.

Se o seu cachorrinho é daqueles que adora passear de carro com a cabeça na janela, sentindo aquele vento nas orelhas, saiba que além de colocá-lo em risco, temos uma legislação no Brasil, que proíbe o transporte de animais nos bancos dianteiros, soltos dentro do carro ou até no colo de um passageiro.

Animais soltos podem pular pela janela, desviar a atenção do motorista e causar um acidente. Além disso, o vento diretamente no animal pode provocar ressecamento da vista e até lesões sérias oculares.

Cães, gatos, aves, coelhos, não importa a espécie, a melhor maneira de transportar animais é através das caixas de transporte ou contenção. E estas devem ter um tamanho adequado ao animal, onde ele possa ficar em “pé” (sobre as quatro patas), possa se movimentar, dando um giro de 360º em si mesmo. Além disso, elas não devem ser colocadas em qualquer lugar, no carro devem ficar nos bancos de trás e devem estar amarradas com cintos de segurança, para que fiquem firmes sem balançar.

Cão com cinto de segurança

Para cães e gatos encontramos também em pet shops cintos de segurança. Estes podem ser boas opções, principalmente para cães de grande porte.

Outra opção para transporte de pequenos animais são as cadeirinhas de transporte. Estas ficam presas ao banco com o cinto de segurança do carro, e o animal preso a uma coleira que funciona como um cinto de segurança para o animal. Mas essa opção é apenas para animais de pequeno porte, geralmente essas cadeirinhas suportam até 10 kg.

Gato em cadeira de transporte

1

Para viagens, além desses cuidados com segurança do pet, são necessárias também algumas documentações. Para cães e gatos é obrigatório um atestado de saúde animal, emitido por médico veterinário, além da vacina antirrábica, acompanhada de um documento que comprove a vacinação.

Se você vai viajar de avião ou ônibus, além da documentação exigida pelo governo, verifique as exigências das companhias, pois cada uma tem regra específica para transportar animais.

Já para animais silvestres, é necessário um GTA (Guia de trânsito animal) que é emitido apenas por médico veterinário credenciado junto ao ministério da agricultura. Dependendo da espécie e finalidade da viagem, existem outras documentações exigidas. Sempre antes de viajar, informe-se.

Dicas para viagens e passeios de carro

* Não alimentar o animal antes da viagem, evitando assim vômitos. Caso seu animal tenha problemas de enjoo durante os passeios, procure um médico veterinário para prescrever medicação adequada para minimizar os vômitos;

* Levar sempre garrafas de água, para fazer a hidratação do animal durante a viagem;

* Em viagens longas, não deixe de parar a cada duas horas, para que seu bichinho beba água e faça suas necessidades;

* Se parar o carro por algum motivo, jamais deixe seu amigo sozinho dentro do carro.

Fonte: Portal Dicas Veterinárias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.