Assinar: conteúdo | comentários

Fogos de artifício podem transtornar os pets

Comentários desativados em Fogos de artifício podem transtornar os pets


No final de ano a explosão de fogos de artifício é intensa e quem mais sofre com isso são os pets. O desespero dos animais não é em vão, pois a audição deles, principalmente dos cães, é muito mais aguçada que a dos humanos. De acordo com Karine Lodi, médica veterinária do Hospital Veterinário Batel, o barulho causado pelos fogos provoca diversas reações nos pets como falta de ar, taquicardia, náuseas, perda de controle e sensação de atordoamento. “Animais com doenças crônicas podem ter reações mais intensas como paradas cardiorrespiratórias e convulsões”, alerta.

Para evitar que o animal sofra com as festividades é importante mantê-lo calmo e em segurança. “É fundamental que o animal fique em um local confortável, sem muito barulho e, de preferência, com iluminação suave. Assim ele se sentirá mais seguro”, explica a veterinária.

Além disso, também é comum que nesse período muitos animais fujam assustados pelo barulho. “Para evitar que o pet tente fugir, o local deve ser fechado e seguro para que ele não se machuque. Também são comuns casos de enforcamentos, pois o animal tenta a todo custo sair daquela situação, por isso não é aconselhável mantê-lo preso a uma corrente. O ideal é deixar que ele procure dentro de casa um local que se sinta mais a vontade”, orienta Karine.

Segundo a médica, o ideal é tentar abafar o barulho e não deixar o animal sozinho. “O ambiente bem isolado vai funcionar como uma toca. Nesses casos, também é comum que o pet tente procurar o dono quando está sozinho e, se ele tiver acesso à rua, pode causar algum acidente mais grave”, diz.

Outra dica é evitar contato do animal com pessoas desconhecidas, pois ele pode ter alguma reação agressiva. “É um instinto, pois ele já está se sentido acuado por todo o barulho, se alguém desconhecido chega muito perto, o pet pode achar que está sendo ameaçado e atacar. Da mesma forma, não é aconselhável deixar muitos animais juntos, porque eles podem brigar entre eles”, recomenda a veterinária.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.