Assinar: conteúdo | comentários

Atenção aos olhos vermelhos

Comentários desativados em Atenção aos olhos vermelhos


Olhos sempre irritados e vermelhos no pet é um sinal de alerta de que algo está errado. De acordo com a médica veterinária Letícia Séra Castanho, esse pode ser o sintoma de algum tipo de infecção ou incômodo nos olhos que causa irritação na região.

“O olho vermelho pode estar associado a sinais clínicos como secreção mucoide ou mucopurulenta, piscar constante dos olhos por desconforto ocular e dor, lacrimejamento, coceira, prurido, fotofobia (sensibilidade à luz) e outros”, explica a veterinária. Segundo Letícia, é importante que o dono do animal fique atento a esses sinais, pois em alguns casos, podem ser indícios de um problema mais grave.

Cães e gatos podem apresentar vermelhidão nos olhos por diversos motivos, desde problemas que envolvem as estruturas do próprio bulbo ocular ou dos tecidos adjacentes, até doenças mais graves, inclusive sistêmicas. “O sintoma geralmente está associado a algum tipo de inflamação ocular como ceratites e ceratoconjuntivites. Mas também pode ser consequência de um glaucoma, catarata, doença orbital, trauma, hemorragias, uveítes e lesões na córnea. Por isso é importante procurar um médico veterinário, logo que notar a alteração nos olhos do pet”, recomenda a veterinária.

De acordo com a médica algumas raças de cães têm mais predisposição para apresentar o problema como os Lhasas, Shih tzus, Buldogues, Cockers e Pequinês. “Esses cães podem apresentar algumas alterações características da raça como distiquíase (formação irregular da segunda fileira ciliar), cílio ectópico (cílios anormais que crescem nas glândulas oleosas na pálpebra) e olho seco.”, esclarece.

Para a veterinária todas as diferentes causas do aparecimento de vermelhidão nos olhos precisam de atenção e cuidados especiais, pois algumas delas, se não tratadas rapidamente, podem levar até mesmo à cegueira. “Sempre que o proprietário observar algum incômodo por parte do animal e, principalmente, se não houver causa aparente, é aconselhável levá-lo imediatamente ao médico veterinário especialista em oftalmologia, que vai recomendar o tratamento mais adequado”, indica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.