Assinar: conteúdo | comentários

Higiene nas orelhas!

Comentários desativados em Higiene nas orelhas!


Para os que julgam os banhos dados no pet shop suficientes para manter a higiene e limpeza de seus cães e gatos, melhor redobrar a atenção. Isso porque os ouvidos dos bichinhos, que por vezes, não recebem os cuidados necessários, podem acabar infeccionados. Segundo o veterinário Alex Lafati de Senna, os principais causadores da chamada otite, são bactérias, leveduras e parasitas, como a sarna, mas corpos estranhos dentro do conduto auditivo, falta de higiene e até mesmo o excesso de pelos também contribuem.

Mais do que uma simples inflamação, a otite causa dor e irritação, deixando o pet extremamente estressado. Segundo o especialista, o dono deve ficar atento a sintomas como secreção purulenta (ou até com sangue), coceira excessiva na orelha (alguns esfregam a orelha no chão) e inclinação da cabeça para o lado afetado. Lembrando que em casos mais extremos, o animal pode ter seu equilíbrio afetado e até mesmo, ficar surdo.

Alex destaca ainda que raças que têm a orelha caída como o Basset Hound, Cocker Spaniel, Dachshund e Shar Pei também são mais propensos a desenvolver o problema, devido ao abafamento no canal auditivo, que facilita o acúmulo de fungos. Animais muito novos e idosos, por sua vez, são dois outros grupos de risco, como explica o médico: “filhotes geralmente sofrem com a infestação de sarna otodécica e idosos sofrem mais infecções bacterianas por queda de resistência e tumores dentro do canal auditivo”.

Com exceção para o fator hereditariedade, prevenir a otite é mais fácil do que se imagina. O médico veterinário orienta que a higienização deve ser semanal, mas que caso o animal já esteja com inflamações, a limpeza deve ser diária. “Isso para que o excesso de secreções seja retirado e os medicamentos recomendados possam agir”. Ele explica que para a limpeza, basta utilizar uma solução própria para cães e gatos e um pouco de algodão. “Devemos colocar esse produto na orelha e um pouco dentro do canal, massagear e enxugar com chumaço de algodão”.

Vale lembrar também que o uso de cotonetes ou pinças para realizar a limpeza é totalmente desaconselhado. Muito embora o tímpano de cães e gatos seja bem fundo, há a possibilidade de perfuração durante a limpeza. Caso o animal manifeste os sintomas de otite, o melhor a fazer é levá-lo a um veterinário para que as causas possam ser identificadas, e dar início ao tratamento medicamentoso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.