Assinar: conteúdo | comentários

Comportamento semelhante ao do dono

Comentários desativados em Comportamento semelhante ao do dono


Diante dos tratamentos estéticos, serviços e até mesmo roupinhas e calçados para os bichos de estimação, já não é mais novidade a semelhança deles com seus donos. Mas desta vez, cientistas descobriram as primeiras evidências de que os animais, de fato, também comportam-se como os humanos.

De acordo com o site do jornal Telegraph, estudiosos descobriram que, da mesma maneira que as crianças fazem, os cachorros olham e copiam o comportamento dos humanos. Com a constatação ficou provado que os donos podem influenciar positivamente (ou não) o comportamento de seus animais.

O estudo foi feito por biólogos e psicólogos da Universidade de Viena e de Oxford, que provaram o “dom” dos cães, utilizando uma simples caixa de madeira. No experimento, 10 donos mostraram a seus cães como abrir o objeto, ora utilizando a boca, ora as mãos.

Na primeira parte do teste, cinco cachorros foram recompensados com um pedaço de salsicha após copiarem o comportamento de seus donos. Os outros cinco animais foram recompensados apenas se não copiassem o método utilizado por seus donos, tendo que utilizar o método alternativo.

Com cada cachorro o experimento foi repetido 100 vezes. Os resultados revelaram que os animais encorajados a repetir seus donos o fizeram três vezes mais que aqueles encorajados a não copiarem.

Na segunda parte do teste, todos os cães foram encorajados a imitar o comportamento do dono. Nesse caso, os cinco que já haviam sido estimulados a copiarem seus donos, fizeram duas vezes mais rápido que os outros cinco que haviam sido estimulados a fazer o oposto que seus donos fizeram, na primeira parte do teste.

A conclusão do estudo mostrou que, da mesma forma que humanos, os animais tendem a imitar automaticamente o comportamento observado. Em entrevista à publicação, Caroline Kisko, do Kennel Club britânico, disse que espera que a partir de agora os donos compreendam a importância de dar bons exemplos aos seus pets.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.