Assinar: conteúdo | comentários

Deixe seu cão longe de doenças na gengiva

Comentários desativados em Deixe seu cão longe de doenças na gengiva


Segundo a Sociedade Americana de Odontologia Veterinária, aproximadamente 80% dos cães apresentam sinais de doenças periodontais logo ao completarem três anos de idade. Esse índice não é tão surpreendente, visto que a questão da higiene bucal ainda não é uma preocupação constante dos proprietários. Se não tratada, as também conhecidas doenças de gengiva levam ao aparecimento de cáries e a consequente perda de dentes. Outros problemas corriqueiros, como dentes lascados ou rachados, podem gerar infecção, levando à necessidade de extração. E como todo problema de saúde não curado, isso acaba virando uma bola de neve, ou seja, pode atingir o coração, o pulmão e promover doenças renais.

Como se vê, a área de atendimento odontológico é fundamental também para o seu pet, apesar de não haver uma procura muito grande por essa especialização no Brasil. A boa notícia é que não requer muito esforço para qualquer tratamento surtir efeito positivo, além da prevenção ser simples e praticamente igual ao dos seres humanos.

Segundo profissionais da área, o ideal é levar o cão pelo menos uma vez ao ano para que seja feito um exame minucioso de seus dentes e gengivas. Essa medida é a mais eficaz de detectar qualquer problema antes que se torne grave. Além disso, no dia a dia, há alguns sinais que podem indicar a existência de problemas. Fique atento ao mau hálito, visto que indica a presença de bactérias que estão se multiplicando devido à existência de alimentos entre seus dentes, se ele está babando mais que o normal, se está com dificuldade em mastigar, se os dentes estão desalinhados e se há falta de dentes.

Para evitar complicações, existem medidas que qualquer dono pode adotar na sua rotina. Escovar os dentes e a gengiva do seu cão pode inclusive se tornar uma prática divertida, desde que utilizando cremes dentais específicos para pet. Uma alimentação balanceada com ração seca ajuda a manter os dentes limpos, além de auxiliar na quebra de placas bacterianas e tártaros. Oferecer brinquedos caninos previne que ele pegue algum objeto da casa que possa quebrar seus dentes, além de serem saborosos e muitas vezes nutritivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.