Assinar: conteúdo | comentários

Sem mordidas!

Comentários desativados em Sem mordidas!


Seja por medo, defesa ou até mesmo instinto, muitas vezes é inevitável que os cães não invistam contra alguém e acabem fazendo o indesejado: mordendo a pessoa.  Para isso, a revista americana People Pets organizou algumas dicas de como evitar os ataques caninos juntamente com a Dra. Pamela Reid, especialista em comportamento animal e vice-presidente da organização ASPCA – Centro de Comportamento Animal.

Não incomode

Se estiver perto de um cão que você não conhece, e se o dono não estiver por perto, é melhor não interagir com o bicho. Também não é aconselhado, em hipótese alguma, mexer com um cachorro que esteja confinado, em um carro, atrás de uma cerca, ou amarrado, por exemplo. O animal se sente vulnerável quando está preso e fica na defensiva. O mesmo é válido para quando o cão está dormindo ou mastigando algo.

Fique parado como se fosse uma árvore

Se você estiver se movendo e vir um cachorro vindo em sua direção, pare. Isso não é intuitivo, mas é o que vai ajudar na situação. “Os cães são predadores por instinto. O cachorro pode ser incitado a persegui-lo simplesmente porque você está correndo”, disse Reid.

Finja que é invisível

Não se agite ou grite, pois isso pode tornar o animal mais propenso ao ataque. Não provoque um comportamento mais agressivo – evite contato com os olhos do animal e não se envolva. Se você estiver carregando uma mochila ou outro objeto grande, coloque-o entre você e o cão.

Seja firme

“Com alguns cachorros, pode ser útil gritar para ir para casa. O som realmente alto os deixa desnorteados, e alguns vão embora”, explicou Reid.

Se você for dono de um cão agressivo, procure ajuda o mais rápido possível

Seja um proprietário responsável e consulte os serviços de um especialista em comportamento. “Não é algo que acaba do nada. Isso geralmente fica pior sem ajuda. É realmente importante conseguir ajuda o mais rápido possível, mesmo que você não tenha certeza”, completou a especialista.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.