Assinar: conteúdo | comentários

Expressões e comportamentos dos cães

Comentários desativados em Expressões e comportamentos dos cães


Se para os homens a vocalização é uma das maneiras mais eficientes de se relacionar, para os cães ela é apenas parte da mensagem. Uivos e latidos vêm sempre acompanhados de movimentos. A posição das orelhas, dos olhos, da cauda, da boca e até mesmo dos bigodes pode transmitir informações preciosas, que revelam de maneira bastante sutil a intenção do animal. Ao se esforçar para interpretar essa linguagem corporal, o dono se aproxima do bicho.

Aprenda a distinguir algumas expressões comuns no mundo canino:

Rabo abanando nem sempre é bom sinal

Antes de sair por aí dizendo que um cão que mexe o rabo pra lá e pra cá está feliz, avalie o contexto em que essa ação ocorre. Ao fazer movimentos amplos e agitar a cauda de forma rápida e efusiva, ele mostra que está satisfeito. Já quando balança horizontalmente e num ritmo mais lento, o pet pode estar, na verdade, desconfiado. Para diferenciar esses gestos, fique atento a toda ginga do bicho.

Cachorro ameaçador

Dentes à mostra sempre intimidam qualquer desconhecido – seja um ser humano, seja um intruso canino. Além disso, os cachorros podem eriçar os pelos do dorso e se apoiar nas patas traseiras para parecerem maiores e mais fortes.

Ele está amedrontado

Quando se sentem inseguros, eles geralmente arqueiam as costas, abaixam a cabeça, mantêm os olhos dilatados, e a boca, fechada. A base da cauda e as orelhas ficam próximas ao corpo e as pernas a postos para uma retirada súbita.

Quer brincar?

Alguns cães aprendem que determinados gestos podem trazer benefícios. Ao levantar a pata, por exemplo, eles chamam a atenção do dono para que comece a brincadeira. Os olhos interessados, a boca relaxada e as orelhas levantadas mostram que o animal está cheio de energia para se divertir e interagir com quem se aproxima.

Muito alegre

Patas dianteiras abaixadas e as traseiras erguidas. Cauda balançante. Esses são sinais que indicam pura descontração. Não à toa, é a postura mais comum durante as brincadeiras entre cães. Na hora da diversão, o focinho fica relaxado, e a boca, levemente aberta. Eventuais latidos também são indicativos de que estão felizes.

Fonte: MdeMulher

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.