Assinar: conteúdo | comentários

Como lidar com o comportamento do cão durante uma tempestade

Comentários desativados em Como lidar com o comportamento do cão durante uma tempestade


Foto: Dreamstime

Um estudo realizado pela Penn State University, nos EUA, constatou o que muitos donos de cachorros já estavam carecas de saber: os cães não são nada amigos dos trovões e registram níveis muito altos de estresse e ansiedade durante as tempestades. A pesquisa, no entanto, encontrou algumas maneiras de ajudar o seu melhor amigo nessas horas, além de derrubar alguns mitos sobre o que é útil, ou não, nessas situações.

O nível de cortisol (hormônio produzido em resposta ao estresse) dos animais disparou durante as análises do estudo, chegando a três vezes o valor normal. Os animais menos afetados foram aqueles que estavam em grupos. Aparentemente, a companhia de outros cães ajuda a diminuir o medo do animal. Curiosamente, os abraços e carinhos dos donos não tiveram um efeito positivo, pelo contrário. Muitos cães ficaram mais inquietos e tentavam se desvencilhar de seus donos.

Como as tempestades são fenômenos relativamente esporádicos, muitas vezes vale a pena tentar só deixar o seu animal sossegado enquanto ele tenta se acalmar. Em casos extremos, se o cachorro fica nervoso a ponto de destruir objetos correndo, ou de ser um perigo para si mesmo e para outras pessoas, existem medicamentos que podem ser administrados para ajudar o animal. Nesse caso, é necessário uma consulta com o veterinário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.