Assinar: conteúdo | comentários

Fatores que ajudam os gatos em suas quedas

Comentários desativados em Fatores que ajudam os gatos em suas quedas


Foto: Dreamstime

A física e a ciência explicam muito do que reza a lenda sobre os gatos: eles realmente parecem ter sete vidas. A constatação foi obtida após resultado de uma pesquisa norte-americana. O estudo revelou que em 90% das quedas de gatos de prédios entre dois e 32 andares, os animais sobreviveram. As explicações são diversas, a começar pelo fator peso.

De acordo com a revista “Superinteressante”, os veterinários que acompanharam os casos revelaram que os bichanos sobreviventes eram mais leves, o que contribuiu substancialmente para a força do impacto da queda ser menor. Outro fator apontado para a sorte dos felinos foi o passado selvagem dos animais. Segundo acreditam os cientistas, os bichanos evoluíram “pulando de árvore em árvore” e acabaram incorporando técnicas especiais para seus saltos.

Ao cair, os animais usam estratégia semelhante a dos paraquedistas: primeiro contraem todos os músculos, depois esticam os membros horizontalmente, relaxando-os, como se fossem planadores. Esse movimento distribui a força do impacto por todo o corpo, além de ajudar a reduzir a velocidade da queda. Parece que a técnica foi fundamental para a sobrevivência de um dos bichanos estudados pelo grupo de cientistas. Após cair de 32 andares, o animal sofreu nada além de um dente quebrado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.