Assinar: conteúdo | comentários

Cuidados com as unhas dos gatos

Comentários desativados em Cuidados com as unhas dos gatos


Foto: Photo Rack

Se você acha que as pessoas cortam as unhas dos felinos apenas para salvar a própria mobília ou a integridade física de braços e mãos, pense de novo. O crescimento das unhas pode incomodar bastante o bichano. Se o seu gato fica mordendo bastante a ponta das patas, é hora dele entrar na tesoura.

Como cortar

Coloque o bichano de barriga para cima no seu colo, como se ele fosse um bebê. Caso o felino estranhe a posição, deixe-o de pé. Acaricie bastante o animal para que ele se acalme e até tente falar em um tom que dê conforto ao gato.

Corte apenas a parte branca e clara da unha. A parte mais escura é irrigada com sangue e causará muita dor e sangramento ao animal se for rompida. Em unhas escuras corte apenas a pontinha e em caso de dúvida consulte um veterinário.

Brinquedos

É uma boa ideia adquirir um poste de corda para que o seu gato vá afiar as garras nele e não no seu sofá novo. Quanto antes o animal for acostumado com o brinquedo, melhor. Para garantir a assiduidade, tente espalhar erva do gato pela estrutura.

Desde pequeno

Nenhum gato gosta de cortar as unhas, mas a experiência se torna bem menos traumática se ele for acostumado desde pequeno. Não existe idade mínima para começar a cortar as unhas.

Cortadores e alicates

Existem cortadores especiais para unhas de gatos à venda nos petshops, mas os alicates de unha comuns usados pelas pessoas também podem ser utilizados.

Unhas retiradas

Nos Estados Unidos é comum a controversa prática da onicetomia, ou seja, retirar cirurgicamente as unhas dos bichanos. No restante do mundo, a prática é considerada um ato de crueldade e é proibida em diversos países da Europa. No Brasil, a Resolução 877 de 15 de fevereiro de 2008 proíbe “cirurgias consideradas desnecessárias ou que possam impedir a capacidade de expressão do comportamento natural da espécie, sendo permitidas apenas as cirurgias que atendam as indicações clínicas”, incluindo a onicetomia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.