Assinar: conteúdo | comentários

Proteja seu cão da Gripe Canina

Comentários desativados em Proteja seu cão da Gripe Canina


Foto: Photo Rack

Em épocas frias do ano, as doenças respiratórias atingem quase toda a população mundial. Isso preocupa não só os humanos, mas também os animais. Uma das enfermidades que mais assustam os donos de pets é a Gripe Canina.

Também conhecida como “Tosse dos Canis”, a Gripe Canina é originada pela bactéria Bordetella bronchiseptica. Inicialmente, a doença é identificada por uma tosse seca, sem muitas preocupações, pois nem sempre o animal apresenta febre. Porém, se não medicada, a gripe canina pode ser agravada pela bactéria, e tornar-se um quadro grave de pneumonia.

Altamente contagiosa, a Gripe Canina é transmitida via aérea, através de espirros ou tosses. Ela recebeu o nome de “Tosse de Canis”, pois quando um cachorro dava a primeira tosse, os cães que estivessem próximos, também contraiam a doença. No entanto, não há relatos que outros tipos de animais tenham sido contaminados.

Para a médica veterinária, Dra. Fernanda Fragata, uma das diretoras do Hospital Veterinário Sena Madureira, a principal prevenção é “vacinação anual e evitar contato com animais doentes, além de compartilhar comedouros e bebedouros, com outros bichos”.

Mas, se o seu animal já estiver sofrendo com a doença, não se apavore. Atualmente, já existem duas vacinas que podem curar o seu pet. Uma delas é a vacina Pneumodog, fabricada pela Merial, que é injetável. Outro método é a vacina BronchiGuard, da Pfizer. Ela é intranasal, e logo na primeira dose o animal já dá sinais de melhoras.

Fernanda adverte a todos os donos de animais: “a gripe canina é muito perigosa. Não é tão letal em animais que estão saudáveis, porém, filhotes, que estão imunodeprimidos, podem não aguentar os danos provocados pela doença e falecer”. E a médica veterinária ainda ressalta: “os animais não criam uma imunidade depois de curados, por isso é necessário que os donos sempre estejam em dia com a saúde do animal, para que eles não sofram com essas doenças respiratórias”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.