Assinar: conteúdo | comentários

Dicas de como dar banho nos felinos

Comentários desativados em Dicas de como dar banho nos felinos


Foto: Photo Rack

Engana-se quem pensa que somente as lambidas são o suficiente para manter o gatinho livre da sujeira. Pelo menos uma vez ao mês, os felinos precisam ser banhados com muita água e sabão. Entenda sabão como xampu especial para animais: neutro e hipoalergênico. “Como os gatos têm o olfato mais sensível que os cães, perfumes podem desencadear crises de asma ou bronquites”, diz a veterinária Fernanda Fragata, de São Paulo.

Mas, antes de ensaboar o bichinho, tenha a certeza de que ele aprovará os esguichos d’água. “Gatos que possuem esse hábito desde filhotes aceitam muito bem a higienização. Já se receberem os primeiros banhos somente na vida adulta, o proprietário deve ser paciente e acostumá-los gradativamente à limpeza”, completa Fernanda. “Desde que dados da forma correta, os banhos ajudam a evitar a proliferação de bactérias e fungos na pele do animal”, explica Tatiane Fernandes, médica veterinária.

Confira abaixo um passo a passo que lhe ensinará a dar aquele trato no seu amigo:

1. Escolha um xampu apropriado para o bichano. Pelos claros merecem produtos com clareador óptico, ingrediente ativo que deixa a pelagem mais branca. “Já os pelos mais oleosos exigem banhos com adstringentes, que auxiliam na remoção da gordura”, diz Tatiane.

2. Tome cuidado com as orelhas, olhos e focinho. “Proteja o ouvido do gato com chumaços de algodão parafinado, que não absorve água”, recomenda Fernanda. Respingos de água ali causam terríveis otites e, nos olhos, o xampu pode desencadear irritação.

3. Se seu amigo se mostrar um tanto arisco, peça a alguém que segure as patas dele. Só então comece a esfregá-lo. Após o xampu, os pelos mais longos necessitam de doses de condicionador para facilitar a escovação. Depois, é só enxaguar.

4. Enxugue o pelo do felino. “O secador deve ser colocado na temperatura média. Posicione o aparelho a 30 centímetros da pele do animal para evitar queimaduras”, diz Fernanda. Não deixe o jato de ar atingir diretamente os olhos do gato, porque isso pode provocar lesões na córnea.

5. Para finalizar o processo, escove o bichano. Os fios mais longos precisam ser penteados no sentido do crescimento para que não embaraçarem. A escovação, aliás, deve ser um hábito diário, porque ajuda o gato a se livrar dos pelos mortos e mantém a pelagem saudável.

Fonte: MdeMulher

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.