Assinar: conteúdo | comentários

Cuidados com as bolas de pelos dos gatos

Comentários desativados em Cuidados com as bolas de pelos dos gatos


Foto: Photo Rack

Os gatos passam uma grande parte do tempo se lambendo, principalmente quando ele sai pouco de casa. Este comportamento de limpeza corresponde por três motivos :

* refrescar-se, umedecendo a pelagem;

* acalmar as emoções e o estresse;

* aliviar a pelagem dos pelos mortos.

O problema é que ao se lamber, os gatos tendem a ingerir os pelos e vomitá-los em seguida.” Quando não são eliminados, eles formam fecalomas, bolas de pelos que obstruem o intestino e dificultam a saída das fezes”, explica a médica veterinária Anita Claire Veltmeyer, de São Paulo.

Nesse caso, às vezes é necessária uma cirurgia. Para evitar o problema, a médica sugere escovar os bichanos para remover os pelos soltos e administrar ao gato por via oral produtos que estimulam a eliminação por meio das fezes, encontrados em pet shops.

Na falta deles, dê ao bicho 1 colher (de café) de óleo de oliva de uma a duas vezes por semana. Pode-se também plantar erva catnip ou alpiste para o gato comer a grama.

 Gatos de pelo curto não têm tanta tendência a ter bolas de pelo em comparação com os de pelo longo; portanto, a escovação diária de um animal de pelo longo para a remoção do pelo solto é essencial.

Fonte: MdeMulher

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.