Assinar: conteúdo | comentários

Felinos dentro de casa

Comentários desativados em Felinos dentro de casa


Foto: Photo Rack

Hoje em dia, principalmente nas grandes capitais, muitos bichanos vivem em apartamentos e passam horas na janela, observando o movimento da rua. Os que vivem em casas com quintal têm a oportunidade de dar umas voltinhas pelo bairro, e já são até conhecidos pela vizinhança. Apesar da vida livre, invejada pelos que ficam presos entre quatro paredes, dois entre três veterinários aconselham que o felino permaneça dentro de casa, segundo um estudo encomendado pelo Humane Society of the United States. Para tanto, a pesquisa consultou 600 médicos do segmento animal.

E os profissionais favoráveis ao “enclausuramento” do bichano têm dois fortes argumentos. Dentro de casa o gatinho estará a salvo de veículos e das doenças transmissíveis. Para estes veterinários, o animal vive com mais saúde e até por mais tempo quando são impedidos de colocarem as patinhas para fora de casa.

De acordo com o site “USA Today“, há ainda outros motivos que incentivam esta teoria: os animais correm menos risco de pegar parasitas, insetos, e até de se envolver em brigas com outros gatos ou cachorros. Outra vantagem é que a conta com o veterinário também tende a ser menor.

Mas muitos donos costumam ficar com peso na consciência por deixar seu pet querido longe do movimento e da agitação das ruas. Eles se perguntam: “será que meu gato é feliz vivendo 24 horas dentro de casa?”. Sim, eles podem se divertir tanto quanto, ou até mais que nas ruas, caso seja estimulado com brincadeiras e distrações. Confira algumas dicas preparadas pela “treinadora” de gatos Marilyn Krieger.

Escaladas

Monte um local divertido para seu gato escalar. Atualmente é fácil encontrar escaladores para gatos nos grandes pet shops. Ou você pode testar suas habilidades com madeiras e pregos. Caso opte por comprar, verifique se a estrutura é estável e sólida para aguentar o seu bichano.

Móveis

Se possível, posicione os móveis e estantes de maneira que seu gato possa subir, com segurança e alcançar as janelas. Eles adoram passar horas observando o movimento, e adoram mais ainda ter um móvel seguro por perto para subir e descer.

Esconde-esconde

Esconda o brinquedinho predileto do seu gato no armário em que costuma guardar as coisinhas dele, ou no local em que ele brinca ou até na caminha dele. É uma brincadeira divertida e um bom exercício para ele.

Brincadeiras

Eles adoram caçar. Uma boa dica é brincar de… caçar. Use varinhas com algum brinquedinho pendurado, ou produtos específicos e seguros para o bichano. Caneta de laser não é recomendável, pois os bichinhos sentem-se frustrados por nunca pegar a luzinha.

Arranhar

Os arranhadores também são muito bem aceitos pelos gatos. Arranhar é um ótimo exercício para o bicho, além de necessário, já que assim ele pode fazer sua “manicure”, além de gastar energia.

Comida

Na hora da refeição faça joguinhos com seu pet. Algumas lojas disponibilizam caixinhas, ou bolinhas que são facilmente abertas. Coloque petiscos dentro e faça o gato brincar com a bola que vai liberando a ração.

Lazer

Reserve um tempinho para o que seu gato mais gosta de fazer. Se for brincar, brinque com ele. Se for receber um cafuné, faça. O importante é que a atividade envolva você e o seu felino. Fique atento ao que ele mais gosta e proporcione minutos de prazer ao seu bichano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.