Assinar: conteúdo | comentários

Diabetes Mellitus em Cães e Gatos

Comentários desativados em Diabetes Mellitus em Cães e Gatos


 

O seu cão ou gato tem apresentado fraqueza, sede aumentada, micção frequente, rápida perda de peso, prostração ou dor abdominal? Qualquer um desses sintomas poderá levar seu veterinário a suspeitar de diabetes mellitus. Esta doença é causada por lesões no pâncreas que resultam em sintomas de evolução lenta ou potencialmente letais que urgem ser tratados. O pâncreas não consegue mais produzir a quantidade correta de insulina para controlar os níveis de glicose no sangue. Consulte seu veterinário caso estes sintomas estejam presentes.

Há diversos fatores capazes de provocar lesões no pâncreas. Cães e gatos podem estar suscetíveis à doença se apresentarem alguma dessas condições abaixo descritas:

* Obesidade, predisposição genética, má nutrição.

* Distúrbios hormonais, estresse, uso de determinados medicamentos.

* Entre os cães, as fêmeas são duas vezes mais acometidas que os machos.

* No caso dos gatos, a doença é mais prevalente em machos.

Enquanto não há cura para o diabetes mellitus, os veterinários reconhecem que seu controle é possível através da adminsitração de insulina, de exercícios físicos e da nutrição adequada. As fibras são a chave do manejo nutricional da doença porque, quando em quantidades moderadas ou altas na dieta, reduzem a necessidade orgânica de insulina e os níveis de glicose no sangue. As fibras também tornam o organismo mais responsivo à insulina.

É importante que seu animal diabético tenha uma alimentação consistente. O perfil nutricional de muitos dos alimentos comerciais pode variar de um lote para outro, o que pode agravar a doença. O consumo de um alimento terapêutico prescrito por seu veterinário, que tenha um perfil nutricional constante, irá ajudar a regular o metabolismo de seu animal de companhia, deixando-o mais saudável.

Caso seu cão ou gato apresente qualquer um dos sintomas de alerta do diabetes mellitus, consulte seu veterinário imediatamente.

Fonte: Hill’s Pet Nutrition

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.