Assinar: conteúdo | comentários

Pesquisa revela que animais também podem sofrer de depressão

Comentários desativados em Pesquisa revela que animais também podem sofrer de depressão


Segundo uma pesquisa da Universidade de Bristol, os animais, assim como os humanos, também podem sofrer de depressão.

Os cientistas do centro acadêmico desenvolveram uma “nova aproximação à forma do estado emocional dos animais”. Estudando o comportamento dos ratos em condições de vida padrão observaram perdas e aos ganhos como resposta.

A pesquisa mostrou, portanto, que os ratos abrigados em circunstâncias padrão mostraram uma resposta emocional mais forte à perda de alimento (escassez) do que aqueles abrigados em condições de fartura.

Confirmaram ainda, que animais podem ficar deprimidos e precisarem de “tratamento”, como os seres humanos. A pesquisa foi publicada no Jornal “Royal Society Biology Letters”, e de acordo com a Escola Veterinária da Universidade, os resultados publicados podiam indicar um estado emocional negativo nos animais dependendo da situação.

A conclusão é baseada nos métodos usados no estudo da psicologia humana. Os povos são mais sensíveis às perdas dos bens do que ganhos, mas os povos deprimidos são particularmente sensíveis a estas perdas, segundo estudo. A equipe encontrou ratos abrigados em circunstâncias padrão, que demonstravam bem-estar mais vulnerável do que aqueles abrigados em circunstâncias “enriquecidas”, eram, pois, mais sensíveis à perda repentina de seu alimento.

Oliver Burman, Richard Parker, Liz Paul e Mike Mendl, do Centro de Biologia da Universidade de Bristol, disseram que a pesquisa era um indicador novo significativo da emoção e do bem-estar animais.

O professor Mendl afirmou que: “O estudo da emoção animal é um campo emergente importante nos assuntos que variam da neurociência à pesquisa da proteção animal”. E acrescentou que enquanto não se tem dados sobre o que sentem outros animais, pelo menos estes primeiros esses dados podem fornecer métodos melhorados para medir, mesmo que indiretamente, as emoções dos animais e sua saúde como um todo.

Foto: Divulgação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
0saves
If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Comments are closed.